O mais importante conjunto arquitetônico do Piauí, O Porto das Barcas, está ameaçado de ser destruído por absoluto abandono. Como se não bastasse de tanto descaso, as cheias do Rio Igaraçu está ajudando nessa destruição. É um pedaço da história dos Parnaibanos que aos poucos vai sendo destruída.
Esse porto que testemunhou o surgimento da cidade, 300 anos atrás, por muito tempo recebeu os navios a vapor que chegavam da Europa e, depois, voltavam ao Velho Continente abarrotados de produtos derivados da pecuária. Em especial, o charque.
O Porto das Barcas também faz parte da história de um dos maiores líderes indígena do Nordeste. Mandu Ladino, da tribo dos Tremembés, foi separado de sua família ainda criança para ser educado por jesuítas. Mais velho e revoltado com a dominação portuguesa, ele conseguiu organizar um levante contra a cidade de Parnaíba na década de 1750, conhecido como "a rebelião do Norte".
Os cidadãos Parnaibanos assistem desolados a essa cena de abandono e descaso com a história do nosso povo. Apesar da alerta que constantemente é feita pelos que fazem a notícia em Parnaíba, parece que os ouvidos dos administradores locais estão tapados para essa causa.
Quando era ministra do Turismo, Marta Suplicy, visitou Parnaíba, no auditório do Porto das Barcas, no dia 8 de abril do ano passado, anunciou recursos para várias obras no litoral, dentre elas a recuperação de todo o conjunto arquitetônico do Porto das Barcas. Ali mesmo, na presença do Governador Wellington Dias e o prefeito de Parnaíba, José Hamilton, a ministra fez o lançamento do Edital de Licitação para Projeto Executivo do Porto das Barcas (Recursos MTur/Prodetur/Governo do Estado). Parecia que historia ia ser preservada, felizmente alguém de visão ia fazer algo, mas tudo não passou disso, os recursos nunca chegaram e continua o abandono até hoje.Na cidade já tem até bolsa de apostas para saber a hora e o dia em que vai cair a chaminé do Moraes, onde funcionou a antiga indústria do Moraes S.A.
Edição do Jornal da
Parnaíba | Por Jordana Cury/Cidade Verde
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades
circunvizinhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário