segunda-feira, maio 11, 2009

Gripe Suína: Piauí tem primeiro caso suspeito

O Piauí teve o primeiro caso suspeito de gripe suína, oficialmente denominada como Influenza A (H1N1).
Uma pessoa que chegou do exterior apresentou alguns dos sintomas da doença. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).
Leia aqui a nota da SESAPI na íntegra.
Neste momento, o diretor do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, Carlos Henrique Nery Costa, se encontra reunido com o secretário de Saúde, Assis Carvalho. De acordo com a assessoria da Sesapi, a secretaria vai divulgar daqui a pouco uma nota com mais informações.
“Foi coletada a amostra e enviada para um laboratório em São Paulo. O exame fica pronto em 72 horas. Ainda não está confirmada a doença”, informou a assessoria de comunicação da Sesapi.
No Brasil, de acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde às 13h, há 22 casos suspeitos de Influenza A no país. As amostras com secreções respiratórias desses pacientes estão em análise laboratorial. Os casos suspeitos estão nos estados de São Paulo (10), Distrito Federal (3), Pernambuco (3), Rio de Janeiro (2), Alagoas (1), Ceará (1), Paraná (1) e Rondônia (1).
Além disso, 22 casos estão em monitoramento, em sete estados; e 164 foram descartados. Até o momento, foram confirmados oito casos da doença, nos estados do Rio de Janeiro (3), São Paulo (2), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1).
O Ministério da Saúde considera casos suspeitos pessoas que apresentarem febre alta de maneira repentina (acima de 38ºC) e tosse, podendo estar acompanhadas de algum dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dificuldade respiratória; e ter apresentado sintomas até 10 dias após sair de países que reportaram casos pela Influenza A (H1N1). Ou ainda, ter tido contato próximo, nos últimos 10 dias, com uma pessoa classificada como caso suspeito de infecção humana pelo novo subtipo de Influenza A (H1N1).
Com informações da Sesapi

Nenhum comentário: