
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) fez uma análise de locais onde podem ser instalados novos portos ou terminais para dar vazão ao crescimento do transporte de carga até 2023, veja na figura acima. Ao todo, 19 áreas foram mapeadas “com vocação logística natural” e que, subdivididas, chegam a 45 pontos para a expansão portuária.
O Piauí está fora deste mapa.
No Nordeste foram contemplados os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Até agora o governo do Estado não se pronunciou sobre o estudo. Como a ministra da Casa Civil e coordenadora nacional do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Dilma Rousseff, deve visitar Parnaíba a qualquer dia (já desmarcou duas visitas, a última no dia 17 deste), pode ser que o governador do estado sensibilize a ministra a incluir o Porto de Luis Corria no Plano Geral de Outorgas de Portos.
O site Porto Gente, especializado no assunto, fez uma reportagem completa sobre a questão. Clique aqui e leia
Um resumo do PGO, elaborado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), pode ser visto pelo internauta clicando aqui.
Um comentário:
Imbecil, o autor desta noticia. É daquelas que torce para que nada dê certo em nosso Estado. O nosso porto estava morto ha quase 30 anos, durante o governo ASilva, o mesmo entregou de mao beijada aos cearenses p/exatamente, deixasrem-no em banho maria, pois nao interessa aos cearenses a operacionalizaçao deste porto., O velho AS nao percebeu, ou safadamente aceitou esta farsa.
com muita luta o pt (atraves do Gov., WDias) quebrou o contrato com os cearenses(seria ate 100 anos). Asssim pode atraves de G. Federal alocar recursos para continuar a obra. Agora, quando o governador e minstros se empenham p/continuarem e terminarem essa obra. como nao aparece nas novas unidades previstas,é natural, pois o nosso porto nao é novo. Aí o articusta, que torce para que estes governos, que nao sao os seus preferidos nao consiga operacionarlizar a obara. Vai quebrar a cara. Basta der urubulogos...
Postar um comentário