segunda-feira, abril 20, 2009

Por conta do alto índice de mortalidade neonatal, Parnaíba será incluída nas prioridades do Ministério da Saúde

O município de Parnaíba está entre as 24 cidades do estado do Piauí que serão prioritários na redução da mortalidade infantil em, no mínimo, 5% ao ano. A informação corresponde a um acordo firmado hoje (20) entre o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o governador Wellington Dias.
Parnaíba entrou para as prioridades do Ministério da Saúde por ter registrado um alto índice de moralidade neonatal, ficando em segundo lugar no Piauí. Teresina foi a primeira e registrou 2.931 óbitos, Parnaíba 291. Isso demonstra que o programa Saúda da Família na nossa cidade não está tendo uma boa atuação.
A assinatura ocorreu durante abertura da 1ª Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, em Salvador, e prioriza, ao todo, 192 municípios. Representantes dos outros oito estados da região Nordeste também assinaram o pacto com o ministério, que faz parte de um compromisso mais amplo, liderado presidente Lula para acelerar a redução das desigualdades no Nordeste.
A mortalidade infantil segue uma tendência de queda de 5,2% ao ano, quase o dobro dos 2,9% recomendados pela Organização das Nações Unidas no Pacto dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, firmado por 190 países, em 2000. Entretanto estão no Norte e Nordeste 50% das mortes neonatais.
Hoje, no Brasil, a taxa média é de 19,3 mortes por mil bebês nascidos vivos. Mantido esse ritmo de queda, o taxa geral brasileira será de 14,4 mortes por mil crianças nascidas vivas em 2012.
Com informações da Agência Saúde

Nenhum comentário: