O Piauí será contemplado com 21.900 habitações na fase inicial do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, podendo chegar a 40 mil unidades. A informação é de Wellington Dias, em entrevista ao Programa Conversando com o Governador, produzido pela Agência Rádio CCom (Coordenadoria de Comunicação Social do Estado) que vai ao ar no Portal de Notícias do Governo, nesta terça-feira, 28.Ele iniciou a entrevista, concedida ao radialista Humberto Coelho, da Agência, considerando a situação de milhares de pessoas que ainda não têm onde morar e das novas perspectivas que se abrem com a iniciativa do Governo Federal, que objetiva incentivar a economia nesse momento de crise financeira. “Quem já tem casa não se apercebe da situação de quem viveu a vida em casa precária, mudando de um lugar para outro, sem conforto”, disse.
Wellington Dias afirmou que o Governo olha para essas pessoas de modo especial, o que fez com que o Governo Federal lançasse o programa. “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer construir um milhão de casas no país até o fim de 2010 para acelerar as metas em habitação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, explicou.
Enquanto o governador concedia a entrevista, o Piauí, através da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), já tinha cerca de 70 mil inscritos para o Minha Casa, Minha Vida, programa cujo nome foi proposto pela ministra da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff.
Piauí já inscreve projetos
Dias lembrou que o Estado já construiu 75 mil casas em todo o Piauí desde 2003, muitas vezes beneficiando famílias que nunca tiveram a casa própria. E acrescentou que o novo programa habitacional terá a vantagem de gerar emprego e renda para milhares de pedreiros, eletricistas, carpinteiros e outros profissionais da construção civil no Piauí. A meta é gerar 15 mil empregos no Estado. “O programa vai aquecer a economia para que o país possa enfrentar melhor a crise financeira”, considerou o governador.
Representantes do Governo e da Caixa Econômica Federal já se reuniram com representantes da indústria da construção civil, para que as famílias beneficiadas com programa tenham financiamento com juros mais baixos que os de mercado. Ele ressaltou, porém, que quem já tem casa própria não pode participar do programa.
O governador deixou claro que o Piauí está preparado para inscrever e viabilizar a seleção dos interessados em participar. “E o mais importante é que o Estado, através da ADH, já está inscrevendo projetos, para chegarmos primeiro no programa”, ressaltou.
Fonte: Ccom
Nenhum comentário:
Postar um comentário