sábado, abril 18, 2009

O PIB do Piauí em comparação com outros estados

Mesmo tendo sido divulgado pela IBGE pesquisa confirmando que o Piauí tem o menor Produto Interno Bruto - PIB, per capita do País, os comprometidos meios de comunicação do Estado, para confundir a opinião pública e fazer a falsa propagando do governo do Estado divulgam notícia “afirmando o crescimento do PIB” sem explicar que atualmente o estado tem o pior do Brasil.
Não sou partidário da oposição, mas também não dá para suportar tantos embustes jornalísticos. Temos que informar de forma lúcida e crítica (como deve ser a conduta de todo profissional de imprensa), informar que o PIB per capita do Estado cresceu, mas ainda é o menor do Brasil, só assim não é suficiente para o leitor entender.
Até 2003, conforme dados do IBGE, o Piauí não ocupava tão desonroso título. Na verdade, a imprensa deveria ser dito aos piauienses que o PIB do Piauí decresceu. Porque digo isso? Ora se fosse uma corrida e o Piauí fosse o penúltimo colocado e último nos ultrapassasse isso não quer dizer que paramos durante a corrida, continuamos correndo, mas os concorrentes aceleraram e nos ultrapassaram. Foi o que aconteceu com o Piauí, continuou crescendo, mas os outros cresceram mais do que nós, e o pior, bem mais do que o Piauí, ou seja, não aproveitamos tão bem as oportunidades, quanto os nosso concorrentes e fomos ficando para trás, o que nos dá o posto de último colocado. Crescemos sim, mas todos cresceram mais que o Piauí. É necessário refletir sobre isso, o por quê do nosso pífio resultato, independentemente das paixões políticas.
Veja as comparações:
a) Em 2002 e até 2003, o PIB per capita do Piauí era maior que o do Maranhão. Assim, não era o menor do Brasil, era o penúltimo.
b) Fazendo-se alguns cálculos pelos dados da tabela do IBGE, portanto sobre dados oficiais de 2002 e 2003, verifica-se que em 2002, o PIB per capita do Piauí era 8,4% maior que o PIB per capita do Maranhão. E mais: Representava 73,01% do PIB per capita de Tocantins (o antepenúltimo, 25° colocado). Representava 12,91% do PIB per capita do Distrito Federal, o maior PIB per capita do País.
c) Consultando-se a mesma tabela, já em 2003 se constata a queda relativa do PIB do Piauí em relação aos seus (nossos) pares. Basta verificar que – já em 2003 – o PIB per capita do Piauí, que em 2002 era 8,4% maior que o do Maranhão, em 2003, embora ainda não ocupasse a lanterna do PIB per capita do Brasil, já era somente 5,56% maior que o do Maranhão.
Onde está o crescimento? Agora, sob a batuta do “desenvolvimento” petista, temos:
a) O Piauí, que antes era o penúltimo, desde 2005, passou a ocupar a última colocação no PIB per capita do País.
b) Fazendo-se os mesmos cálculos comparativos, temos:
b.1 - Em 2002, o PIB per capita do Piauí era 8,4% maior que o do Maranhão. Hoje é menor que o do Maranhão e representa 91,03% do PIB per capita do nosso vizinho.
b.2 - Em 2002, o PIB per capita do Piauí era de 73,01% do PIB per capita de Tocantins (na época, o antepenúltimo Estado no ranking). Agora representa uma fração de apenas 58,43% do PIB per capita daquele Estado.
b.3 - Em 2002, o PIB per capita do Piauí era de 12,91% do PIB per capita do Distrito Federal, que era (e é) o maior do País. Comparando-se os dados atuais, verifica-se que o PIB per capita do Piauí representa apenas 11,20% do PIB per capita do Distrito Federal.
Resumindo: o certo e o seguinte – quando o PT chegou ao poder, o Piauí não era o Estado com o menor PIB per capita do País. Hoje é. É fato. É irrefutável. Onde anda o desenvolvimento?"
Confira a posição do Piauí no ranking do PIB nacional
Com informações do Diário do Povo - PI

Nenhum comentário: