domingo, abril 26, 2009

O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba já tem nova diretoria

O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógio de Parnaíba (IHGGP) elegeu a sua nova diretoria que ficou assim composta: Reginaldo Nascimento –Presidente, Antonio Gallas - Vice-presidente.
A nova diretoria terá como grande objetivo manter o IHGGP como referência de patrimônio da Parnaíba, assim como foi realizado na administração de Lozinha Bezerra, recentemente falecida
Histórico do IHGGP
Um edifício de linhas clássicas, imponente em meio ao barulho entre as ruas Duque de Caxias e São Vicente de Paulo no centro de Parnaíba guarda uma das maiores coleções de objetos e documentos já recolhidos nos últimos anos.
Tem uma história de vida e de usos dos mais variados, mas soube se manter de pé mesmo tendo sido testemunha de outros iguais que não tiveram a mesma sorte graças ao empenho e dedicação de um grupo de intelectuais.
O IHGGP, Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba foi criado em 13 de janeiro de 2000 por um grupo de pessoas das mais diferentes profissões, desde comerciários a funcionários públicos.
Num País que faz questão de esquecer ou cuidar mal de seu patrimônio, principalmente o de pedra e cal, o propósito da fundação do instituto é no mínimo alentadora. Sem razão, Parnaíba, a segunda cidade piauiense e no passado uma das mais importantes do Nordeste, viu de uma hora para outra, vários de seus edifícios e monumentos se tornarem apenas escombros e poeira, dando lugar à especulação imobiliária ou a habitações de baixa qualidade.
Desde agosto de 2004 o IHGGP está instalado no soberbo edifício colonial da rua Duque de Caxias. Entre os sobrados centenários ele é um dos mais bem conservados. Segundo estudos mais recentes, sua construção é do final do século XVIII para servir de quartel da vila de São João da Parnaíba

Nenhum comentário: