Presidente Lula veta reajuste aos aposentados
Assim como os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Mário Couto (PSDB-PA), Mão Santa (PMDB-PI) também foi ao Plenário nesta segunda-feira (27) para defender a derrubada do veto presidencial que, em 2006, impediu que o reajuste de 16,67% concedido ao salário mínimo fosse estendido a todos os aposentados.- Que os parlamentares tenham a coragem, amanhã, de derrubar tal item - declarou ele.
Mão Santa se referia à sessão do Congresso Nacional, prevista para a noite desta terça-feira (28), na qual será examinada uma série de vetos do presidente da República a matérias (ou a trechos dessas matérias) aprovadas pelo Parlamento, incluindo-se aí a que estendia o reajuste de 16,67% a todos os aposentados.
Ao argumentar que a derrubada desse item é necessária, o senador lembrou que a renda da aposentadoria é fundamental para muitas famílias do país, pois "junto com o idoso vive, muitas vezes, seus filhos e netos".
- Ele [Lula] vai ficar satisfeito [com a derrubada], já que só fez aquilo [o veto] porque foi guiado na ocasião por alguns aloprados - disse o senador pelo Piauí.
Violência
Ainda no discurso desta segunda-feira, Mão Santa voltou a pedir ao governo federal a adoção de medidas na área de segurança. Ele afirmou que o Brasil "vive uma situação de barbárie" e, como exemplo, citou a informação - que estaria contida em livro do senador Pedro Simon (PMDB-RS) - de que são assassinadas no país cerca de 50 mil pessoas por ano. Mão Santa declarou que, em vez de se ocupar da campanha à eleição presidencial de 2010, Lula deveria adotar medidas contra a violência.
Da Redação / Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário