O senador Mão Santa (PMDB-PI) pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que dê ao Piauí e outros estados do Nordeste que enfrentam grandes cheias a mesma atenção que dedicou ao estado de Santa Catarina, quando este enfrentou problema semelhante. Mão Santa pediu a ajuda das Forças Armadas, citando os batalhões de engenharia do Exército, para auxiliar na reconstrução de pontes e estradas, e da Marinha, para socorrer as regiões alagadas.Mão Santa disse ter procurado os ministros de seu partido para obter ajuda para seu estado. Citou os ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; da Saúde, José Gomes Temporão; e da Agricultura, Reinhold Stephanes.
Para Mão Santa, o Piauí é o estado que mais sofre com a crise, por ter o pior governo. Ele informou que a Hidrelétrica de Boa Esperança foi obrigada a abrir suas comportas e todas as cidades abaixo, no curso do Rio Parnaíba, estão sofrendo. Citou os municípios de Floriano, Amarante, Palmeirais e a própria capital do estado, Teresina, que, por ficar na junção dos Rios Poti e Parnaíba, sofre duplamente.
O representante do Piauí afirmou que a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) tinha o know how para ajudar em enchentes, "mas [a instituição] não renasceu com estrutura", por ter sido vítima de vetos do presidente da República. Disse ainda que, quando era governador do Piauí, também enfrentou uma grande enchente, mas o governo federal, na pessoa do então ministro da Integração Regional e hoje senador Cícero Lucena (PSDB-PB), socorreu o estado com R$ 5 milhões de dólares.
Fonte: Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário