sexta-feira, abril 24, 2009

Fórmula 1: Kers! o que é mesmo?

Com a contribuição da Fórmula 1, nasce o carro híbrido
Muito tem se comentado sobre o sistema KERS, mas sempre fica a dúvida de como ele funciona. A sigla KERS traduzida significa Sistema de Recuperação de Energia Cinética, ou seja, uma tecnologia capta a energia que seria desperdiçada no momento da desaceleração do carro e a reutiliza.
O presidente da FIA, previu, para 2013, que todos os carros da Fórmula 1 deverão ser híbridos. O início dessa mudança já começou a ocorrer este ano (2009), quando o sistema KERS pôde ser utilizado para posteriormente se tornar obrigatório nos carros da categoria.
Na Fórmula 1 está sendo testado o sistema Flybrid KERS (foto). O Flybrid pesa 25 kg, peso que, se não trazer ótimos benefícios, pode atrapalhar o desempenho dos carros. A energia captada pelo sistema, é capaz de gerar até 81,6 cv de potência a mais para o motor quando é acionada.
O Flybrid é um volante de inércia acoplado a uma transmissão. Com a rotação da peça, um capacitor armazena a energia, que foi guardada no momento da frenagem, para ser utilizada como um booster dando uma maior potência ao motor.

Nenhum comentário: