terça-feira, abril 28, 2009

Chuvas cortam acesso aos lençois maranhenses e a única alternativa agora é por Parnaíba

Chuvas isolam São Luis, corta acesso aos lençois e desabrigam mais de 60 mil no estado do Maranhão
Na altura do KM 55, da MA-402, que liga São Luís a Barreirinhas, está cortada desde ontem à noite. O asfalto cedeu por volta de 22h30, entre os povoados Sapucaia e Santo Antônio, próximo ao município de Humberto de Campos. Com a MA-402 interditada, o único acesso aos Lençóis Maranhenses é através de Parnaíba-PI.
Outro trecho na BR-222, que também foi rompido pela enxurrada entre os municípios de Arari e Miranda do Norte, única via de acesso a capital, São Luis, um lado da pista havia sido liberado para o tráfego mas, com as fortes chuvas na madrugada de hoje, a passagem de veículos pesados foi novamente interrompida. Somente carros pequenos podem seguir viagem.
A região da baixada maranhense está praticamente isolada. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a força da correnteza destruiu uma ponte sobre um riacho na BR-316, em Matinha, a 240 km de São Luís.
As chuvas que castigam o Maranhão e cortam rodovias importantes no Estado, colocam em risco o abastecimento da população de São Luís. Muitos produtos destinados a feiras, mercados e supermercados da cidade vêm de outros Estados, mas, com a interrupção do tráfego em vários trechos de rodovias federais, estão ficando pelo meio do caminho.
Quando os caminhões conseguem chegar à Capital, alguns produtos, principalmente frutas e verduras, já estão com a qualidade comprometida. Os caminhões com produtos que vêm de outros Estados ficam pelo meio do caminho.

Nenhum comentário: