quarta-feira, março 18, 2009

SEDESC em campanha para retirar das ruas crianças em risco

Mutirão da Cidadania. Esse é o projeto encabeçado pelo Conselho Tutelar em que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – SEDESC está apoiando juntamente com várias organizações sociais no trabalho de identificação e retirada de crianças das ruas. A idéia visa também trabalhar a família dessas crianças com projetos de inclusão de renda e análise de condições de moradia. O primeiro passo já foi dado numa reunião com proprietários de estabelecimentos comerciais, onde se encontram com mais freqüência essas crianças em situação de vulnerabilidade. O trabalho em equipe ganhou um comprometimento importante, através das figuras dos promotores da Infância e Adolescência, Edcel Belleza do Nascimento, Antenor Filgueiras e do Delegado Regional, Eduardo Ferreira.
O trabalho de campo vem sendo executado por uma equipe de educadores sociais, mantidos pela SEDESC, num trabalho sistemático, com rondas constantes, em que no período de 09 a 13 de março desse ano cadastraram 38 crianças. Dentre essas, 10 não estavam inscritas no Programa Bolsa Família.
Inicialmente estas 10 crianças serão incluídas no Cadúnico, explica Rita de Cássia Sales Azevedo, Diretora de Proteção Social Especial, que no entanto destaca:“O mais importante é fazer com que as famílias compreendam o seu direito de ser cidadã e desenvolvam suas potencialidades”, dando ênfase ao trabalho que será realizado não só com a criança, mas também com todos os integrantes da casa em que ela mora, vendo caso a caso e inserindo essas pessoas em projetos sociais que possibilitem geração de renda, tida como uma das principais dificuldades dos membros familiares.
Para isso está sendo realizada uma seqüência de encontros entre as instituições envolvidas e o público identificado. Nesse último 17, foi à vez da Associação Comunitária da Pedra do Sal discutir a problemática na localidade. No próximo dia 26 de março, às 15:00, no auditório da SEDESC está marcado um encontro com os responsáveis pelas crianças encontradas nas ruas, que serão acompanhados numa série de atividades com psicólogos e orientadores para a qualificação profissional.
Parceiros – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS, Conselho Tutelar, Cáritas do Brasil, Federação das Associações de Moradores do Estado do Piauí – FAMEPI, Conselho de Direito, Delegacias Regional de Polícia, Pastoral da Criança e o Ministério Público.
Para entrar nessa campanha, obter ou dar informações. Ligue: Conselho Tutelar / CREAS – 3322-2299.

Nenhum comentário: