
Morreu na manhã deste sábado, 21 de março, a escritora Maria Filomena Mendes Bezerra, presidente do Instituto Historio, Geográfico e Genealógico de Parnaíba(IHGGP) e membro da Academia Parnaibana de Letras(Apal). Ela era mais conhecida como Lozinha Bezerra, forma como assinava seus livros e artigos, sempre versando sobre temas educacionais, culturais e históricos. Aos 88 anos de idade, antes de ser surpreendida pela doença, demonstrava grande vitalidade, era muito querida no contexto social de Parnaíba e do Piauí, além de respeitada e reverenciada pelas autoridades dos níveis estadual e municipal. Era viúva de Francisco das Chagas Bezerra.
Professora, nascida em Floriano, Lozinha Bezerra era também membro do Rotary Club de Parnaíba. A morte dela, em Teresina, foi causada por um câncer de mama e outras complicações, depois de meses de tratamento e várias internações. O velório será na Pax União, na Avenida Álvaro Mendes, em Parnaíba.
Lozinha Bezerra destacava-se também pela dedicação à causa da preservação do sítio histórico da cidade e outras campanhas cívicas como as festividades do Dia do Piauí em Parnaíba e o resgate histórico da cidade. Neste sentido é que fundou, em companhia de outros intelectuais, a Revista Histórica, órgão oficial do IHGGP destinado a propagar os ideais parnaibanos.
A Prefeitura de Parnaíba publicará decreto de luto oficial pela morte da escritora.
Fonte: Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário