sábado, fevereiro 07, 2009

A Polícia Federal investiga 400 inquéritos no Piauí de desvio de recursos e prefeitos e ex-prefeitos podem ser presos

A Polícia Federal investiga mais de 400 inquéritos de desvio de recursos públicos federais no Piauí que envolvem como acusados, prefeitos municipais reeleitos, ex-prefeitos, secretários e inúmeros administradores. Na imensa lista de investigados, aparecem os nomes de um prefeito reeleito e 6 ex-prefeitos do norte do Estado.
A maioria dos recursos federais desviados é originária do FUNDEB e da Saúde. As investigações correm em segredo de justiça, que podem resultar em prisões, como ocorreu recentemente com o ex-prefeito de Cocal, José Maria Monção, que ainda se encontra recolhido à Penitenciária Major César, no Município de Altos. Existem casos que o investigado já foi condenado pelo TCU, mas por conta de gincana jurídica, permanecem sem punição.
Em virtude do critério legal do "segredo de justiça", a imprensa fica impedida de divulgar os nomes dos gestores envolvidos nesses crimes que são considerados pela PF do Piauí como gravíssimos. São milhões de reais desviados em proveito próprio ou para nomes de terceiros ou "laranjas".
Eriosvaldo Renovato Dias (foto), superintendente da Polícia Federal no Piauí, em entrevista concedida a um canal de TV em Teresina, declarou que "cada caso é investigado com muita cautela, dentro da lei, para que não seja cometida nenhuma injustiça". Na entrevista, Eriosvaldo Dias chegou a denominar de "ladrões" esses gestores públicos ora investigados no Piaui.
O superintendente fez questão de ressaltar que em "todos os casos a sociedade vai ter a resposta com os resultados das investigações que estão sendo realizadas" - concluiu

Nenhum comentário: