sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Piauí perde recursos do PAC por conta da burocracia

No período de um ano, menos de dois por cento dos recursos destinados para o Piauí em obras de infra-estrutura urbana, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foram aplicados. De um total de R$ 500 milhões, apenas R$ 10 milhões foram liberados.
Declarações do deputado federal Osmar Júnior “...o que está emperrando a execução das obras é a burocracia e quem mais perde com o problema são os municípios.”
O deputado disse mais "Tem o dinheiro, tem a necessidade da população, tem a vontade da maioria dos prefeitos. Mas o sistema burocrático hoje nestas transferências de recursos da União para os municípios é tão burocratizado, na prática, inviabiliza", avaliou o parlamentar.
As principais obras previstas pelo Programa na área de infra-estrutura urbana são obras de saneamento básico em Teresina e no interior do Estado, a exemplo de Parnaíba. Para resolver o problema do entrave burocrático a Comissão de Orçamento do Congresso Nacional pretende trabalhar com novas perspectivas para aplicação de recursos, os parlamentares já levaram o assunto ao Ministro do Planejamento e Gestão Paulo Bernardo. Um dos novos membros da Comissão de Orçamento, o deputado federal Osmar Júnior recebeu do governador Wellington Dias a missão de tentar resolver estas questões. "Na preparação para o orçamento de 2010, vamos trabalhar com esta nova proposta de transferência que garanta a aplicação correta dos recursos", adiantou o deputado.

Nenhum comentário: