quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Petróleo em Barreirinhas

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, participou ontem pela manhã, da solenidade que marca o início da exploração, em águas profundas, de gás e petróleo no litoral de Barreirinhas. O navio Sonda Deppwater Discovery, ancorado a 160 quilômetros da costa maranhense, pertence à empresa Devon Energy Corporation, a qual, em associação com a Petrobras, é detentora de um bloco de exploração na região.
Pela manhã o ministro seguiu em helicóptero para o local da visita. Ao retornar do local, Lobão e diretores da Agência Nacional do Petróleo concederam entrevista coletiva à imprensa, no aeroporto.Além do ministro, também foi convidado o governador Jackson Lago. Os dois foram recepcionados pelos executivos da Devon, Steve Hadden (vice-presidente executivo de Exploração e Produção), Joseph Ash (vice-presidente da Divisão Internacional), Bret Jameson (vice-presidente de Engenharia de Reservatório) e Murilo Marroquim (presidente da Devon Energy do Brasil Ltda). Também fizeram parte da comitiva que visitou o navio os diretores da ANP, Magda Chambriard, Allan Kardeck Duailibe e Nelson Narciso Filho.
Os convidados conheceram a embarcação de 227 metros de comprimento e uma das 32 plataformas em alto-especificação da empresa Transocean, com capacidade para operar em profundidade de até 10 mil pés. O navio-sonda, contratado por US$ 1,5 bilhão, realiza há mais de 20 dias a prospecção no primeiro poço do bloco BM-BAR-3, arrematado pela Devon, em 2002, por R$ 6,75 milhões. A área reúne uma extensão de 2.180 Km².

Nenhum comentário: