sábado, fevereiro 14, 2009

Parnaíba incluída no Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional (Planseq Bolsa Família)

Governo Federal lançou o Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional (Planseq Bolsa Família) no Piauí.
A cidade de Teresina foi escolhida entre as três regiões metropolitanas do Brasil para iniciar o programa PLANSEG - Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional, que pretende inserir beneficiários do Bolsa-Família no mercado de trabalho.
Três técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social apresentaram o programa nessa sexta-feira (13), numa reunião na SASC - Secretaria de Assistência Social. As assistentes sociais da SEMTCAS serão as responsáveis para fazer a inscrição dos beneficiários do Bolsa-Família nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS).
As cidades do interior do Piauí comtempladas com ações do programa para essa etapa incial do projeto foi São Raimundo Nonato e Parnaíba, estas realizadas pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC).
Os técnicos do Ministério de Desenvolvimento Social informaram que não foram destinados recursos no orçamento deste ano para o programa, mas o seu planejamento insere essas três regiões do Piauí. Nesse primeiro momento, Teresina foi escolhida para qualificação na área do turismo, em cursos como cozinheira, camareira, recepcionista e outras profissões.
COMO IRÁ FUNCIONAR
Membros de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, acima de 18 anos, que tenham completado pelo menos a quarta série do Ensino Fundamental terão oportunidade de inserção no mercado de trabalho. É o Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional (Planseq Bolsa Família).
O Planseq prevê a capacitação de, aproximadamente, 200 mil beneficiários maiores de 18 anos, que tenham pelo menos a quarta série do ensino fundamental completa. Neste momento, só poderá participar um beneficiário por família. Vale destacar que a classificação das famílias será feita pelo Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF). Isso vai assegurar que as famílias mais vulneráveis sejam as primeiras a serem atendidas.
O primeiro passo do Planseq Bolsa Família será o envio de uma carta do governo federal para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, na qual será explicado todo o funcionamento do Plano. Na correspondência, os beneficiários serão listados e a família indicará um deles para participar. O indicado deverá se cadastrar em um dos postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE), com a carta do governo federal em mãos.

Nenhum comentário: