sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Obra do Porto dos Tatus será iniciada

Já está em andamento o processo de urbanização do Porto dos Tatus no município de Ilha Grande no litoral do Piauí. Para dar seguimento ao projeto, a Secretaria de Meio Ambiente ainda precisa liberar a licença ambiental para a realização da obra. Os valores são da ordem de R$ 3, 6 milhões com recursos do Prodetur/NE II e a execução da obra será da Secretaria de Infra-Estrutura.
O projeto do arquiteto Adriano Melo já foi apresentado à comunidade do Porto dos Tatus, ao secretário de turismo, Sílvio Leite, e técnicos da Seinfra. Com a urbanização do Porto dos Tatus, os turistas ganharão um mirante de onde terão uma vista panorâmica do Delta do Parnaíba, lojas com artesanato local, lanchonetes, pista para pouso de helicópteros e amplo estacionamento. A obra deverá contemplar uma plataforma de embarque e desembarque de passageiro, outra para embarque e desembarque de mercadorias, área para embarque e desembarque do caranguejo, principal produto daquela região e um estacionamento.
De acordo com Adriano Melo, o projeto apresentado foi feito pensando principalmente na comodidade do turista. "Pensamos no mirante para o turista ter um vista panorâmica do Delta e ao mesmo tempo ter o conforto de estar protegido do sol forte", disse.
No Projeto do Porto dos Tatus, a área ganhará local para comercialização de artesanato, estacionamento para carros e ônibus, mirante, local para realização de palestras, exposições, apresentações culturais e área para crianças.
Na Praça do Artesão, além do artesanato local, o turista terá como atração um relógio solar. A nova estrutura contará também com um cinema, píer e um heliporto.
A prefeita do município de Ilha Grande do Piauí, Joana D’arc Sertão (PSDB) acredita que a obra vai melhorar o fluxo turístico naquele local, pois é ali que se inicia a viagem para conhecer as belezas do Delta do Parnaíba.
Acredita-se que com a urbanização do Porto dos Tatus o local venha a tomar um grande impulso econômico, mas precisa da iniciativa privada para dar um mínimo de conforto aos turistas que por ali passam, como por exemplo: hotéis, pousadas, posto de combustíveis, loja de conveniências, dentre outros.
A importância do Porto dos Tatus é tamanha que a Companhia Docas do Maranhão, do Governo do Estado, construiu um atracadouro simples naquele local, do lado do Piauí, porta de entrada do Delta do Parnaíba, uma das principais atrações turísticas dos dois estados, Piauí e Maranhão. A urbanização do Porto dos Tatus é uma reivindicação antiga da comunidade de Ilha Grande e do trade turístico do litoral do Piauí.

Nenhum comentário: