O defeso do camarão, ou seja, a proibição da pesca durante o período de reprodução da espécie, encerra-se no dia 15 de fevereiro, uma semana antes do carnaval. O período do defeso do camarão rosa, branco e sete barbas no litoral do Piauí, tiveram início em 15 de outubro, portanto quatro meses em que os pescadores artesanais do crustáceo precisaram receber o seguro-defeso do Ministério do Trabalho e Emprego.O camarão, como várias espécies de peixes e crustáceos precisa ser preservado, e foi pensando nisso que o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), criou o defeso, mecanismo capaz de ajudar a garantir a preservação de várias espécies, como a sardinha, o camarão e o caranguejo uçá, particularmente as mais ameaçadas no nosso Litoral.
Apesar do longo período de defeso, um fato é certo: não faltou camarão, já que muitos fizeram estoque em seus frigoríficos e a produção de camarão em cativeiro ganha impulso nas vendas.
A proibição continuará até o dia 31 de março para o pargo e até o dia 31 de maio para o caranguejo uçá e a lagosta vermelha e cabo verde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário