quarta-feira, outubro 14, 2020

Vereadores de Parnaíba aprovam projeto que assegura o parto humanizado com a presença de Doulas

Por unanimidade os vereadores da Câmara Municipal de Parnaíba, aprovaram nesta terça-feira (13) dois projetos de Lei que são de enorme importância para as mulheres da nossa cidade: O Projeto de Lei 4.646/2020 que assegura o direito ao parto humanizado nos estabelecimentos públicos do Município de Parnaíba e o Projeto de Lei 4.647/2020 que dispõe sobre o exercício profissional da atividade de Doula no âmbito do Município de Parnaíba.

A Doula é uma assistente do parto, que dá suporte físico e emocional, enquanto acompanha a gestante durante o período da gestação até os primeiros meses após o parto, com foco no bem-estar da mulher. Cabe a ela proporcionar informação, acolhimento, apoio físico e emocional às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto. A doula é uma propagadora das práticas humanizadoras de assistência ao parto e sua presença é agente inibidor da violência obstétrica.

O projeto é de autoria do vereador André Neves que ouviu a solicitação das gestantes acolhidas pelo grupo COLO MATERNO, uma rede de apoio organizada pelas doulas Dani Veras (@daniveras_doula ) e Thalita Moraes (@thalitaconsultoriamaterna) para oferecer apoio e informações sobre gestação, parto e puerpério, e tem feito grande diferença principalmente durante a pandemia.

Nenhum comentário: