domingo, setembro 13, 2020

Tubarão e Cação são a mesma coisa?

Qual a diferença entre cação e tubarão? Nenhuma, tubarão e cação são exatamente os mesmos animais e bastante apreciado na mesa dos nativos do litoral piauiense.

Moqueca de cação com camarão, prato típico da culinária do litoral piauiense
Depois que um turista filmou um grupo de tubarões na praia do Coqueiro em Luiz Correia no litoral piauiense, estabeleceu-se uma discursão no seio da sociedade e um maior monitoramento do animal por parte dos órgãos ambientais. 

Sádia Castro Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) disse que a hipótese mais provável é de que os animais avistados são tubarões lixa, de nome científico Ginglymostoma cirratum.  A bióloga e doutora em Sistema Costeiros e Oceânicos, Geórgia Aragão também acredita que os animais vistos são tubarões lixa. 

Moqueca de cação ao leite de coco, prato típico da culinária do litoral piauiense
Mas o que diz a experiência dos pescadores do nosso litoral? Segundo estes pescadores o tubarão lixa que os turistas viram, nada mais é do que o nosso popular cação que é abundante no nosso litoral e diariamente são pescados e comercializados nos mercados locais. O tubarão lixa chega na mesa dos da nossa gente, e o turista adora, em forma de moqueca de cação, isca de peixe, bolinho de peixe e muitas das vezes substitui o bacalhau na ceia do Natal. 

Então não existe diferença entre cação e tubarão? Os pescadores costumam chamar de cação os tubarões pequenos que costumam caçar cardumes de pequenos peixes na marola das águas rasas. Estes são pescados e comercializados. Os grandes são chamados de tubarões. Os pescadores tem uma frase que define tudo e encerra a questão: “Cação é o que comemos e tubarão é o que come a gente”. 

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: