sexta-feira, agosto 14, 2020

Superintendência Municipal de Cultura realizou abertura do 1º Salão de Artes Plásticas de Parnaíba nesta quinta-feira, 13 de agosto

Na noite desta quinta-feira, 13 de agosto, às 18 horas, será realizado a abertura 1º Salão de Artes Plásticas de Parnaíba, no Casarão Simplício Dias, onde funciona a Superintendência Municipal de Cultura, na Avenida Presidente Vargas. O evento, que faz parte da série de atividades em homenagem aos 176 anos de Parnaíba, contou com a presença do Prefeito Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, expositores, autoridades e do público apreciador de arte e cultura. Em virtude da pandemia, a solenidade adotará as medidas preventivas de segurança, respeitando o distanciamento social e uso de máscaras.

O 1º Salão de Artes Plásticas de Parnaíba também teve exposição de peças do artista plástico e agitador cultural parnaibano Zé de Maria, um dos curadores do evento, ao lado Daniel Mendes, Patrícia Lapuente e Paula Campanelli.

O Prefeito Mão Santa convidou vários artesãos e artistas plásticos do município, incluindo os que trabalham na comunidade Barro Vermelho, em Ilha Grande de Santa Isabel. A Superintendência Municipal de Cultura, que administra o Casarão Simplício Dias, vai desenvolver um calendário permanente de exposições e mostras culturais, que contemplarão espaços para artistas locais e convidados.

Para o Secretário de Governo da Prefeitura de Parnaíba, jornalista Arlindo Leão, o Prefeito Mão Santa mostra sensibilidade ao valorizar o expressivo e variado talento dos artistas da cidade, ao oportunizar espaço para exposições e comercialização de seus produtos e talentos na pintura, no trabalho artesanal e na confecção de artefatos em madeira, vidro e outros materiais que retrataram o cotidiano regional.

“A Casa Grande ou Casarão de Simplício Dias, no centro de Parnaíba, considerado o prédio mais importante da história do Piauí, fundado em meados do século XVIII por Domingos Dias da Silva, pai de Simplício Dias, vai ser palco de grandes exposições para mostrar todo o potencial artístico dos nossos maiores talentos na pintura, nos artefatos em madeira, em peças em barro. O Prefeito Mão Santa determinou à Superintendência de Cultura que realize mostras culturais permanentes para mostrar aos turistas de todo o Brasil e do mundo a capacidade criativa dos artistas parnaibanos”, destacou Arlindo Leão.

Nenhum comentário: