sexta-feira, agosto 07, 2020

Cajueiro da Praia e suas belas praias vista de cima

Cajueiro da Praia é um dos quatro municípios do litoral piauiense com uma população de pouco mais de 7 mil habitantes, mas que se destaca pelas suas belas praias.

Cajueiro da Praia tem como atração turística a Praia do Cajueiro. Faz parte do território de Cajueiro da Praia a Praia de Barra Grande, que é um pequena colônia habitada no passado apenas por pescadores e atualmente possui diversas pousadas focadas no turismo, com destaque para a prática do Kitesurf, pois nessa praia são encontradas as condições ideais para prática desse esporte. Gente de todas as partes do Brasil e até do mundo vem conhecer Barra Grande. Muito concorrida também por suas belezas naturais é a praia da Barrinha. Outras belíssimas praias com paisagens de tirar o fôlego são as praias do Sardinho e Morro Branco.

Cajueiro-rei do Piauí

Outra atração é o Cajueiro-rei do Piauí que de acordo com pesquisa publicada no periódico internacional sobre ciências, Genetics and Molecular Research é o maior cajueiro do mundo superando o de Parnamirim[. O Cajueiro Rei é considerado cientificamente como o maior cajueiro do mundo, com uma área de 8.832 metros quadrados de extensão. Com cerca de 200 anos de idade, e originário de uma única castanha. O atrativo turístico está localizado no município de Cajueiro da Praia-PI, há 402 km de Teresina e apenas 8km de Barra Grande.

Avistamento do Peixe-Boi Marinho

Em Cajueiro da Praia é possível fazer o avistamento do peixe-boi, um dos mamíferos marinhos na lista entre os mais ameaçados de extinção em todo o planeta, encontra abrigo, paz, segurança e alimento abundante para cumprir o mandamento maior da Vida: crescer e se multiplicar em liberdade. O centro de Mamíferos Marinhos de Cajueiro da Praia fez dessa parte do litoral do Piauí um exemplo de relação equilibrada entre homem e natureza. O avistamento é feito em uma plataforma dentro do mar.

A Rota do Cavalo Marinho

Outra atração turística do local é o passeio na Rota do Cavalo Marinho que se inicia no centro de Barra Grande com passeio de charrete pela vila dos pescadores da região e continua de canoa (equipada com coletes salva-vidas) por um dos braços do rio Caramupim, o Camboa. Falando sobre as diversas espécies de vida daquele ecossistema, o guia leva os visitantes pelo rio passando por vários bancos de areia, onde as garças brancas e outros animais da região que ali vivem tranquilamente

Ao chegar a ilha os guias levam os visitantes a apreciarem o habitat natural e o berçário de um animais marinhos mais encantadores do planeta. Então, os visitantes podem conhecer mais e observar os lindos cavalos marinhos e seus filhotes na natureza.Edição: José Wilson/Jornal da Parnaíba

Imagens: André Carvalho/PHB Drones

Nenhum comentário: