terça-feira, maio 12, 2020

PF deflagra Operação Delivery e prende cinco envolvidas em crimes de corrupção

Dos cinco presos estão empresários, agentes públicos municipais e um vereador de União (PI).
A Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (12/05/2020) em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União, deflagrou a “Operação Delivery”, decorrente de investigação de desvio de recursos públicos da educação destinados ao município de União/PI.

Cinco pessoas foram presas - empresários, agentes públicos municipais e um vereador - investigadas por crimes de corrupção, peculato e fraudes licitatórias.
O inquérito policial foi instaurado a partir de notícias da apreensão, pela Polícia Militar, de R$ 379.000,00 (trezentos e setenta e nove mil reais) em espécie, no dia 1o de maio de 2020, em veículo alugado pela prefeitura de União, em posse de dois funcionários municipais que não esclareceram a origem dos valores.

De acordo com o inquérito policial, a Secretaria de Educação de União/PI teria adquirido livros escolares em quantidade maior que o número de alunos do município, utilizando verbas do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para a contratação de empresas fictícias de Fortaleza/CE, responsáveis pelo fornecimento fraudulento do material didático. 

Análises da CGU apontam que os contratos superfaturados utilizados para obtenção do dinheiro apreendido geraram ao FUNDEB prejuízo mínimo de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

Na ação de hoje, 45 (quarenta e cinco) policiais federais e auditores da Controladoria Geral da União cumprem 10 (dez) mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina/PI, União/PI e Fortaleza/CE, além de cinco mandados de prisão preventiva, todos expedidos pela 1a Vara da Justiça Federal em Teresina/PI.
A palavra Delivery tem origem inglesa e faz referência à forma como o dinheiro foi transportado entre os estados do Ceará e Piauí para entrega ao destinatário final em União/PI.

Jornal da Parnaíba com informações da Polícia Federal no Piauí

Nenhum comentário: