quinta-feira, janeiro 16, 2020

Cânion do Rio Poti na divisa do Piauí com o Ceará


Se fosse na Tailândia ou Indonésia seria uma das maravilhas do mundo. Como é na divisa do Ceará com o Piauí, aí ninguém destaca, quase ninguém conhece e poucos visitam. Esse é o Cânion do Rio Poti. Fica mais precisamente na divisa dos 2 Estados - município de Buriti dos Montes. Lindo demais!

O Poti nasce na Serra dos Cariris Novos, município de Quiterionópolis, e segue no sentido sul–norte passando por Novo Oriente até a cidade de Crateús, onde flui no sentido sudeste–noroeste, passando pela cidade de Teresina, Piauí, onde atravessa a Floresta Fóssil de Teresina e deságua no rio Parnaíba. Em seu leito foram construídas duas barragens: o Açude Flor do Campo, no município de Novo Oriente, bem como a barragem de aproximadamente 800 metros, com paredes de concreto, que abastece Crateús e região.

No seu curso, entre os municípios piauienses de Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí, encontra-se o Cânion do rio Poti, local onde são praticados alguns esportes aquáticos e que poderá vir a ser submerso pela barragem de Castelo, cuja verba já foi liberada.

O Rio Poti já pertenceu totalmente ao Estado do Piauí, até o ano de 1880. O Decreto Régio 3.012 de 22 de outubro do mesmo ano, assinado por Dom Pedro II, entregou ao Ceará as nascentes do Rio Poti até o ponto do Boqueirão, na Serra da Ibiapaba. Na região existiam as cidades de Independência e Príncipe Imperial, hoje Crateús.

Da redação do Jornal da Parnaíba

7 comentários:

Unknown disse...

Coloque via ZAP tbm, a divulgação é mais rápida..Belo lugar..será que não falta Gov do ESTADO e municípios fazerem uma melhor divulgação trabalhar a mídia..Piauí e Maranhão tem muita coisa bonita👍

Unknown disse...

Graças a deus que poucos visitam, só assim nossa natureza fica preservada.

Henrique disse...

Mas existem formas de manejo consciente que ajudariam na exploração e ao mesmo tempo a conservação!

Unknown disse...

Muito bonito
Se tiveres condicoes, complemente sobre como se chega la

Unknown disse...

Muito lindo mesmo.
Precisamos divulgar

Josenilde Azevedo disse...

Também penso assim.

Fernando Meneses disse...

Visitei o cânion do Rio Poty, há 4 anos. Não havia nenhuma informação na Internet sobre como chegar. Em Teresina, fui à PIEMTUR (frente ao Palácio do Karnak), mas ninguém forneceu dados sobre a visita. Fui até Castelo do Piauí, me hospedei num hotel e indaguei à proprietária como visitar o cânion. Ela conseguiu um guia, barqueiro e um transporte 4x4. Acho que não havia agência de turismo na cidade. Assim, eu e 2 amigos conseguimos conhecer o cânion. A estrada até lá é péssima, cheia de buracos. Ainda bem que a distância não é muita --- creio que uns 25km. Contudo, mesmo com tantas dificuldades, o passeio vale a pena! Parece que já há alguém que promove os passeios com barco adequado.