quarta-feira, outubro 30, 2019

Donos de restaurantes do litoral piauiense apreensivos com Maré de Sizígia

Ressaca do mar deixa donos de restaurantes apreensivos com fortes ondas no Litoral do Piauí. A Capitania dos Portos reforçou o alerta de ressaca do mar, que deixa as águas impróprias para o banho e pescaria.
Ressaca chega com ondas de até 3 metros no Litoral do Piauí. Ressaca do mar na Praia do Coqueiro, Litoral do Piauí — Foto: Francisco Bitencourt/Arquivo pessoal.
Os donos de restaurantes no Litoral do Piauí estão apreensivos com as fortes ondas que devem atingir as praias piauienses nesta terça-feira (29). A Capitania dos Portos reforçou o alerta de ressaca do mar, que deixa as águas impróprias para o banho e pescaria.

O internauta Francisco Bitencourt enviou vídeos da ressaca do mar registrada às 17h30 na Praia do Coqueiro. As ondas batem forte na no paredão feito com sacos de areia pelos comerciantes para diminuir a intensidade da água.

A comerciante Raimunda Sousa Carvalho tem um restaurante na orla da Praia do Coqueiro. Segundo ela, a maré aumentou no período da tarde e passou por cima do teto do quiosque.

"A onda está muito alta, a gente fica apreensivo, mas ainda não prejudicou os quiosques. Reforçamos as estruturas dos restaurantes justamente para evitar a maré alta", contou.

Para o empresário Raimundo Pinto, a expectativa é que as ondas abaixem a partir desta quarta-feira (30). "Pela nossa experiência a ressaca deve acabar amanhã. Apesar das ondas fortes, ela ainda não trouxe prejuízos", comentou.

Maré de Sizígia
O comandante da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), capitão de fragata Dante Duarte, explicou que a ressaca estaria relacionada à fase da lua Nova, que provoca o fenômeno chamado de Maré de Sizígia, onde há presença das maiores e menores marés.

O fenômeno deve atingir toda a área litorânea do Rio Grande do Norte até Maranhão. São esperadas ondas de aproximadamente 3 metros.

"Esperamos com o aviso de instabilidade marítima os navegantes não entrem no mar neste período, assim como os banhistas evitem a ressaca", alertou o capitão.

Por Catarina Costa, G1 PI | Edição: José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: