segunda-feira, setembro 23, 2019

Governo anuncia entrega do complexo turístico Porto das Barcas para dezembro

Com obras do complexo turístico Porto das Barcas atrasadas há mais de dois anos, governo anuncia entrega para dezembro.
Complexo Turístico Porto das Barcas, em Parnaíba
Governo anuncia entrega da restauração do complexo turístico e arquitetônico Porto das Barcas para o fim do ano de 2019. O complexo turístico voltará a receber barcos para passeios além de outros atrativos.

Uma das maiores obras de restauração do patrimônio histórico e cultural do estado, o Complexo Porto das Barcas, em Parnaíba, deve ser entregue à população no fim deste ano. Segundo o governo, no momento, 78% da obra já foi concluída. Entre as novidades, o local passará a receber barcos que levarão turistas a passeios nas praias de Luiz Correia e no Delta do Parnaíba.
Porto das Barcas (Paulo Barros)
A reforma e restauração abrangem todo o complexo, as lojas de artesanato e entorno do Museu Náutico. O valor estimado para toda a recuperação do complexo é de aproximadamente R$ 8,5 milhões, recursos já assegurados pelo Finisa I.

"O Porto das Barcas estava em um estado preocupante de degradação devido aos impactos ambientais sofridos nos últimos 10 anos, por isso que é uma obra demorada e que demanda um cuidado maior. Mesmo assim, já está bem avançado e algumas partes já passam por fase de acabamento”, conta a secretária de Estado da Cultura, Bid Lima. 
Complexo Turístico Porto das Barcas, em Parnaíba
A obra foi dividida em três blocos: A, B e C. Sendo que os dois primeiros já foram concluídos, faltando apenas o bloco C para finalização de todo o conjunto arquitetônico.

O complexo também ganhará novos projetos de iluminação e sinalização, que além de valorizar a arquitetura, também facilitará a orientação e visitação turística.

De grande importância histórica, o Porto das Barcas é constituído de antigos prédios da alfândega; cais, pátios, velho dique, becos e vielas. A fachada principal é de composição neoclássica, e o conjunto foi restaurado e transformado em centro cultural.

O ambiente rústico, as ruas estreitas e os prédios históricos complementam a paisagem do local. No Porto das Barcas é possível encontrar artesanato da região e quadros pintados por artistas plásticos parnaibanos, além de peças de outras cidades do Piauí, como a opala de Pedro II e a arte santeira de Teresina.

Jornal da Parnaíba com informações da Ascom Secult

Nenhum comentário: