quarta-feira, agosto 21, 2019

Câmara Federal celebra aniversário de Parnaíba

A Câmara dos Deputados realizou hoje (21) uma sessão solene em comemoração ao aniversário de 175 anos de Parnaíba. Em discurso lido pelo deputado Flávio Nogueira (PDT-PI), parlamentar requente da solenidade, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, destacou seu potencial turístico e sua força econômica. “Graças a intensa atividade comercial e industrial, Parnaíba, já foi considerada a mais dinâmica do Estado e a quinta da região Nordeste, e a 32 do Brasil com taxa de crescimento por anos seguidos superou a média nacional”, lembrou o presidente.
Parnaíba foi elevada à categoria de cidade pela Lei nº 166, promulgada pelo então governador José Idelfonso de Souza Ramos. Nesta época, já possuía referências na Europa e no mundo. Também conhecida como a "Capital do Delta", a cidade é o portal de entrada para quem quer conhecer o único delta em mar aberto das Américas: o Delta do Parnaíba.
O deputado Flávio Nogueira, pontuou que conheceu Parnaíba ainda criança, ao tomar contato com a literatura de Humberto de Campos, na poética prosa presente em “Um Amigo de Infância”, ao falar da amizade de menino pelo cajueiro por ele plantado.

“Aquele escritor passou-me a imagem do apego pela cidade que tanto o acalentou e tanto por ele foi acalentada. Parnaíba é pujante com que se apresenta no cenário histórico, está alinhada a inteireza de uma cidadania robusta em humanidade e fiel em vocação republicana. Parnaíba é uma cidade incomparável. Reside em nossos corações como uma amada ímpar, da qual, uma vez conhecida, nunca se esquece”, destacou. 

Mão Santa, prefeito de Parnaíba, agradeceu a homenagem e falou das belezas naturais da cidade e que apresenta um grande valor histórico para o Brasil.
Participaram também os senadores Ciro Nogueira, Marcelo Castro, Elmano Ferrer; os deputados federais Marina Santos, Iracema Portella, Margarete Coelho, Júlio César, Átila Lira; o deputados estadual Henrique Pires; secretário de Turismo do Piaui, Flávio Junior; os ex-deputado Hugo Napoleão e Heráclito Fortes e vereadores da cidade de Parnaíba.

Edição: Jornal da Parnaíba | Fotos: Wilson Filho

Nenhum comentário: