segunda-feira, julho 15, 2019

Boi de Parnaíba relembra tragédias acontecidas no Brasil em 2019 e emociona público

O São João da Parnaíba 2019 já se encerrou, mas os bastidores ainda se movimentam, tudo isso, porque o Boi Estrela Cadente vice-campeão 2019, lembrou em sua apresentação das tragédias que aconteceram no pais este ano. O presidente do grupo, Roberto William, explica que o tema do bumba-meu-boi foi elaborado para que o público se emocionasse e refletisse sobre “o que está acontecendo no mundo”.

Vestido de marrom, o batalhão do boi representou a tragédia de brumadinho onde a onda de lama tirou a vida de centenas de pessoas, quando rompeu uma barragem operada pela mineradora Vale. Já os vaqueiros que estavam vestidos de laranja e preto, representavam o fogo que tomou de conta de um alojamento no ninho do urubu (CT do Flamengo no Rio de Janeiro) que matou a vida de jovens atletas.
As vaqueiras vestidas de azul e branco, lembravam as enchentes que atingiu Parnaíba, o nordeste e no sul do país tirou até vidas de pessoas. Ainda durante a apresentação o Boi Estrela Cadente levou uma luxuosa e bonita tribo indígena, representando o desmatamento e a violência contra os povos indígenas. De Preto e dourado, os amos, responsáveis por cantar as músicas do bumba-meu-boi, foi representado o massacre de Suzano, onde dois criminosos tiraram a vida de crianças inocentes e depois se mataram.

A apresentação do Boi Estrela Cadente manteve a tradição exigida na história do bumba-meu-boi, com a lenda da morte do boi e todos os personagens da trama e com um toque de modernidade e novidades o Boi consagrou-se vice-campeão, desbancando grupos de renome e história na cidade, ficando atrás do bumbá Rei da Boiada somente 2.2 (dois pontos e dois décimos).
Para o presidente o resultado é recebido com alegria e muita satisfação, segundo ele, o grupo se preparou e investiu para ser campeão. “Com todo respeito aos demais grupos, nos preparamos e investimos para ser campeão. Foi um domingo especial, onde grandes grupos se apresentaram e venceu aquele que errou menos e conseguiu convencer os julgadores. Queríamos o título, mas sabemos que o Rei da Boiada mostrou força e muito talento” completou o presidente. 

Por Roberto Willian | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: