quinta-feira, maio 30, 2019

Inscrições para o Encceja 2019 encerram nesta sexta (31)

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 terminam às 23h59 desta sexta-feira (31). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou endereço para as inscrições (veja o link aqui). As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto.

O Encceja é indicado para quem não concluiu os estudos no tempo regular poder tirar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.

A diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (Ueja), Conceição Andrade destaca que o Piauí aumentou o número de escolas nos polos aplicadores da certificação diante da procura. "Diante da alta procura nas inscrições o Piauí aumentou em mais cinco escolas, além das 35 escolas aplicadoras em Teresina. Nos polos Picos, Parnaíba e Floriano também tiveram aumento de escolas, duas em cada município. Os certificados serão entregues somente nas Gerências Regionais de Educação (GREs) de Floriano, Picos, Parnaíba e na 4ª GRE de Teresina", explica.

Conceição Andrade orienta ainda que os candidatos no ato de inscrição verifiquem seus dados e preencham corretamente para evitar a perda da certificação. "Aqueles que obtiveram a nota mínima para solicitar a certificação devem atentar aos quadrantes marcados por área do conhecimento para receber os certificados tanto do fundamental quanto do médio. Eles devem atualizar o email e telefone corretos para serem informados das possíveis pendências. Estamos corrigindo os dados de pessoas que foram aprovadas e cadastraram de forma errada os dados solicitados, e na aprovação não veio o nome da relação", alerta a diretora.

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

Importante:
Em caso de encontrar dificuldades para realizar sua inscrição ou não dispor de internet ou mesmo impressora, a Lan Hause Planet Web tem pessoas habilitadas  para colaborar na elaboração de sua inscrição e impressão do seu comprovante. Por ser um serviço particular será cobrada uma pequena tarifa de preenchimento e emissão do documento comprovando sua inscrição no sistema. A Planet Web fica na Rua Armando Burlamaqui, 700 - Bairro São Francisco da Guarita - Parnaíba (PI) e funciona no horário de 7 ás 13hs e das 15 às 20hs de segunda sexta. Aos sábados somente de 7  às 13hs.

Jornal da Parnaíba com informações do Cidade Verde

Nenhum comentário: