sábado, abril 13, 2019

Prédio de quase 150 anos cai no Porto das Barcas. Veja vídeo

O prédio da Rua Merval Veras no Centro Cultural e Arquitetônico Porto das Barcas, em Parnaíba que tinha 144 anos desabou durante a chuva desta sexta-feira (12).
A rua Merval Veras foi interditada por haver risco de desmoronamento
Na fachada do imóvel do grupo empresarial Franklin Veras, um dos mais fortes comerciantes do ramo de material de construção do século passado, tem a data de sua fundação no ano 1875 e era tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Prédio tombado pelo Iphan desmorona no Porto das Barcas em Parnaíba
Choveu muito em Parnaíba deixando vários pontos alagados. Muitos veículos foram arrastados pela correnteza.
No momento que as paredes caíram alguns carros passavam pelo local, mas por sorte não foram atingidos como pode ser comprovado no vídeo abaixo.

A rua foi interditada pois ainda existo risco de queda de outras paredes que estão escoradas por estacas de madeira na área interna da ruína. Vários prédios naquela região estão na iminência de caírem, inclusive o Museu do Mar que fica ao lado. 

De acordo com o major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, a Rua Merval Veras, endereço do prédio, permanece interditada até a retirada dos entulhos. Outras estruturas históricas do local estão com risco de desabamento e estão sendo vistoriadas. 
“Estamos fazendo um levantamento da área, vistoriando vários prédios do conjunto arquitetônico do Porto das Barcas e informando os proprietários próximos” , explicou Rivelino.
O comandante orienta a população e proprietários de imóveis antigos da região a alertarem a Defesa Civil ou aos Bombeiros em caso de desabamento ou identificação de rachaduras nas estruturas.


Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: