domingo, abril 21, 2019

Dique de proteção do rio Igaraçu preocupa parnaibanos a cada cheia

Na noite de ontem (20), por volta das 22h as águas do rio Igaraçu atingiram a mureta de proteção faltando cerca de 40cm para transbordar. Na manhã de hoje (21) o rio já estava mais baixo, mas ainda é motivo de muita preocupação dos parnaibanos que temem pelo seu rompimento.
Parnaibanos temem pelo rompimento da mureta que protege Parnaíba das cheias do rio Igaraçu
O cais do rio Igaraçu que protege Parnaíba das grandes enchentes foi construído por Dr. Mirócles Campos Veras quando foi prefeito nomeado por Getúlio Vargas em 1937 durante o Estado Novo. Em 1974, depois de uma grande enchente o cais não foi suficiente para reter as águas e transbordou alagando os bairros São José, Mendonça Clark, Centro e Bairro do Carmo. Percebeu-se então a necessidade de fazer uma mureta de proteção o que foi feito na administração do prefeito Dr. João Silva Filho nos anos 80. O cais recebeu um dique em sua parte superior com o objetivo de melhor proteger a cidade das cheias do rio Igaraçu.
Setor da Capitania dos Portos do Piauí está interditado
Entretanto, desde a construção em 1937, por nunca ter sido feita uma manutenção preventiva, o cais já vinha aos poucos desmoronando e dando sinais visíveis de um possível rompimento, o que aconteceu parcialmente no ano passado 2018 e este ano deixando parte da Avenida Nações Unidas interditada no setor entre a Capitania dos Portos do Piauí até o Sesc Beira Rio.
O morador do Bairro Nossa Senhora do Carmo, Edson Luiz (Edson Let's Go), preocupado com a falta de manutenção do cais, há quase duas décadas vem acompanhando ano a ano o avanço da destruição no setor da Avenida Nações Unidas, já tendo feito denúncias junto a imprensa local mostrando que a qualquer momento nas proximidades do Sesc Beira Rio o cais poderia ceder e no caso de uma grande cheia do Igaraçu aquela região estaria bastante vulnerável a alagamentos. "Desmoronamento do cais da beira rio de Parnaíba já era previsível devido a décadas de abandono", disse o morador.
Ponte Simplício Dias foi erguida em cima do Porto Salgado

O Rio Igaraçu
O rio Igaraçu é um curso de água na região do litoral do estado do Piauí, efluente do Rio Parnaíba que compõe o Delta. Seu curso com extensão de 20 km até a foz no Oceano Atlântico localiza-se a montante do município de Parnaíba, no norte do estado.

Matéria relacionada: "Desmoronamento do cais da beira rio em Parnaíba já era previsível", denuncia morador.

O rio possui trechos classificados como Área de Proteção Ambiental pelo ICMBio e banha também o município de Luiz Correia quando joga suas águas na baia de Amarração.
Morões de aço onde atracavam embarcações no auge da navipeça no rio Igaraçu. 
Importância comercial do rio Igaraçu
Nos três séculos passados este braço do rio Parnaíba já foi de muita imponência para a navegação quando grandes empresas de transporte marítimo aqui aportavam vindo de diversas partes do mundo, principalmente da Europa e em especial de Portugal. Algumas dessas empresas tinha representação em Parnaíba como a Booth Line que muito contribuiu para que o Piauí alcançasse a 7ª posição entre os estados brasileiros, em valores exportados, tornando a cidade de Parnaíba uma das principais do norte e nordeste do País.
Turismo e pesca no rio Igaraçu
Atualmente o rio Igaraçu é utilizado basicamente para a pesca e passeios turísticos já que o porto marítimo que seria construído em sua foz em Luiz Correia nunca foi concluído travando o desenvolvimento da região norte do Piauí.
Colonização de Parnaíba pelo rio Igaraçu
Foi pelo rio Igaraçu que Simplício Dias da Silva entrou para se estabelecer em Parnaíba e aqui fazer fortuna enviando carne salgada para Portugal. Devido ao embarque das charqueadas um setor do Porto das Barcas, onde foi construída a ponte Simplício Dias, é chamado de Porto Salgado devido ao sal que caia durante o embarque das charqueadas para Portugal feitas por escravos.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba
Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região

Nenhum comentário: