segunda-feira, março 05, 2018

"Desmoronamento do cais da beira rio em Parnaíba já era previsível", denuncia morador

Anos de abandono fez do cais um amontoado de pedras soltas (Imagem de 2016)

O cais do rio Igaraçu que protege Parnaíba das enchentes, construído por Dr. Mirócles Campos Veras quando foi prefeito nomeado por Getúlio Vargas em 1937 durante o Estado Novo e que nos anos 80, na administração do prefeito Dr. João Silva Filho, recebeu um dique em sua parte superior com o objetivo de melhor proteger a cidade das cheias do rio Igaraçu e que vinha precisando de manutenção já há alguns anos.
A base da mureta de proteção vinha sendo destruída a cada cheia do Rio Igaraçu (Imagem de 2016)
O morador do Bairro Nossa Senhora do Carmo, Edson Luiz (Edson Let's Go), preocupado com a falta de manutenção do cais, vem acompanhando ano a ano o avanço da destruição no setor da Avenida Nações Unidas, já tendo feito denúncias junto a imprensa local mostrando que a qualquer momento nas proximidades do Sesc Beira Rio o cais poderia ceder e no caso de uma grande cheia do Igaraçu aquela região estaria bastante vulnerável a alagamentos. "Desmoronamento do cais da beira rio de Parnaíba já era previsível devidos aos anos de abandono", disse o morador.
Aqui já mais perto da Capitania dos Portos do Estado do Piauí o cais também começa a ceder podendo ter o mesmo desfecho do que fica em frente ao Sesc Beira Rio (Imagem de 2016)
Como já era esperado, este ano o cais em frente ao prédio do Serviço Social do Comércio (SESC), não aguentou os anos de abandono arrebentou de vez, inclusiva a mureta e parte do passeio público como pode ser visto nas imagens recentes nas redes sociais.
Imagem de 2016
A prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Infraestrutura, à frente Maria das Graças Nunes, atendendo determinação do prefeito Mão Santa, já iniciou o trabalho de recuperação do cais, mas como o rio permanece muito cheio as dificuldades em reconstruir o cais e a mureta deve demorar a ser concluída.
Imagem de 2016
Moradores do bairro Cantagalo, Do Carmo, São José e Ilha Grande estão apreensivos com a grande quantidade de chuva que caiu nos últimos dias no Município de Parnaíba, mas tem a garantia que a prefeitura de Parnaíba não medirá esforços para evitar e/ou sanar os problemas causados pelos altos índices pluviométrico verificado na região.

O cais de Parnaíba tem seu início na junção do rio São José com o Igaraçu no bairro São José, passa pelo Mendonça Clark, Centro, Do Carmo, indo até inicio do Bairro Cantagalo nas proximidades do Sesc Beira Rio e em toda sua extensão existem sinais de desmoronamento, precisando de um levantamento criterioso para fazer sua recuperação.
Além do cais, a mureta de baixo também já havia cedido em 2016.

Além do cais, em 2016 a mureta da parte de baixo também já havia cedido.
Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: