sexta-feira, abril 26, 2019

Demandas de técnicos de enfermagem são discutidas em audiência pública na Câmara

Secretária municipal de saúde, Rejane Mendes
Na manhã desta quarta-feira (25) aconteceu na Câmara Municipal de Parnaíba uma audiência Pública para tratar sobre demandas dos técnicos de enfermagem que há anos estão com defasagem, estagnação salarial e situações precárias de trabalho. O requerimento, da autoria dos vereadores Daniel Miranda e   Ricardo Veras, atendeu a solicitação do SINDSERM e a categoria dos técnicos de enfermagem e enfermeiros.

As pautas foram discutidas com a categoria na presença dos vereadores, da Secretária Municipal de saúde, Rejane Mendes, do Presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social da Câmara Municipal, Neta Castelo Branco de Sousa e demais técnicos da Gestão municipal, dos sindicatos representativos de classe, Coren, OAB, Conselho de Saúde, dentre outras entidades.
A Secretária Municipal de saúde, Rejane Mendes, que participou como convidada, salientou que defende a classe da qual ela também faz parte. “Estou aqui defendendo uma classe da qual faço parte. E todos sabem que sou enfermeira. Formei-me em Goiânia e vim morar novamente em Parnaíba, [quando a convide do então prefeito Mão Santa], assumi o Hospital Dirceu Arcoverde em sua inauguração. Essa a luta nossa é antiga, não somente na questão municipal ou estadual. Estou aqui para esclarecer algumas dúvidas e para me unir a vocês. Como falei, eu faço parte da categoria. Nós temos muito que percorrer e muito que avançar”, frisou.

Rejane ainda falou que ouviu todas as reivindicações e que vai repassá-las para o prefeito Mão Santa. “Não me importa se sou a sexta secretária da pasta. O que devemos pensar é daqui para a frente. Estou aberta a discussões e eu vim para contribuir, somar e modificar uma atenção básica que é problema nacional.  Vocês acompanham e veem que temos problemas: tem com médicos, que é manter esses médicos na atenção básica. Temos pessoas que não tem perfil para trabalhar na atenção básica que é difícil o vínculo. Vocês técnicos e enfermeiros sabem que a atenção básica é formada pela enfermagem e serviços de saúde que lutam para levar a prevenção para as famílias, que é o objetivo maior da atenção básica”.   

Durante a audiência as principais reivindicações foram: Adequação no salário base; Melhores estruturas de trabalho, materiais e segurança nos locais onde desempenham suas funções; Regulamentação dos percentuais do Pmaq; Enquadramento e efetiva regulamentação do Plano de cargos carreira e vencimentos; Fixação de uma data base anual para garantir uma recomposição salarial; Redução da jornada de trabalho dos profissionais da enfermagem para 30 horas semanais.

Após a audiência a secretária Rejane Mendes foi pessoalmente entregar todas as reivindicações ao prefeito e ver quais delas são possíveis de atender.

Fonte: Blog do B Silva | Edição: Jornal da Parnaíba
Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região

Nenhum comentário: