terça-feira, abril 23, 2019

Barra Grande sedia evento que une literatura e gastronomia

A 1ª Semana Literária e Gastronômica Fontes Ibiapina é realizada de 19 a 27 de abril.
Banda de pífanos 'Caju Pinga Fogo'
A 1ª Semana Literária e Gastronômica Fontes Ibiapina é realizada de 19 a 27 de abril, na Pousada Titas, que abriga o restaurante Mô Cozinha Afetiva, em Barra Grande. O evento une o encanto da literatura e os sabores peculiares da gastronomia no litoral do Piauí.

O homenageado, Fontes Ibiapina, é avô de Tiara Ibiapina (propietária da Pousada Titas) e pai de Ariosto Ibiapina (Pousada BGK). Formado em Direito, fez carreira na magistratura e foi um dos fundadores e membro da Academia Piauiense de Letras, por conta de sua produção literária em prosa, que resgata e enriquece valores genuínos da cultura e arte da região. Deixou uma grande obra, tanto em quantidade como em qualidade, em torno de 30 títulos.
Mirna Gomes, ex-Master Chef é uma das presenças confirmadas no evento.banda de pífanos 'Caju Pinga Fogo'
Em consonância com a vida e obra do avô, Tiara Ibiapina toca o Mô Cozinha Afetiva, em parceria com o chef de cozinha Augusto Sampaio, formado pela Laurent University. Com passagem pela tradicional escola Laurent Suaudeau, ele executa uma cozinha contemporânea com bases clássicas, apreciando ingredientes regionais, e sempre respeitando o produtor local.

A primeira edição do evento conta também com a participação especial da chef Mirna Gomes. Além de experiência internacional 3 estrelas Michelin e já eleito por três vezes melhor restaurante do mundo, El Celler de Can Roca, na Espanha, ela atua como chef de eventos com menus autorais que valorizam produtos e produtores brasileiros.

Participante do MasterChef Profissionais (2017), na Band TV, Mirna Gomes ministra aulas, palestras e leciona no projeto “Chef Aprendiz”, que usa a gastronomia como ferramenta de inclusão social e inserção no mercado de trabalho para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, em São Paulo.
No Paraíba você encontra looks para todas as ocasiões e estilos. E até dia 27 de abril, no desbloqueio inicial do Cartão Paraíba, nas compras no setor de moda a partir de R$ 200,00 usando o cartão, você ganha 15% de desconto e ainda pode parcelar em até 10x sem juros. Não vai perder essa chance.
Além de apreciarem gastronomia autoral, saudável e com aproveitamento dos ingredientes regionais, os visitantes do evento encontrarão no Mô Cozinha Afetiva com a memória da infância e uma boa lembrança, repleta de sentimentos.

Sabores e saberes
A programação da 1ª Semana Literária e Gastronômica Fontes Ibiapina inclui atividades permanentes e de acesso aos participantes. Entre elas, destaque para a exposição do Memorial Fontes Ibiapina, composto da escrivaninha onde o homenageado criava suas obras primas, mini biblioteca e fotos do escritor.

A decoração do restaurante e a roupa da equipe de atendimento farão alusão ao sertão do Piauí, em meio as obras do artista plástico e ceramista brasileiro Jackson Cristiano.

O monólogo “Rol de Porteira” será apresentado pelo ator Nonato Fontes Leal, nascido na cidade de Picos (PI) e fundador do Grupo Zoom de Teatro, com a presença de Eneas Barros, escritor piauiense de vasta produção literária, a exemplo da obra “Piauí, Terra Querida” e, também, coordenador especial de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Teresina.

Ambos abrem a programação que lança o menu do evento, regado à degustação de vinhos Grand Cru e aperitivos preparados com Cachaça Lira, uma apreciada iguaria da terra.

O Sarau lítero-gastronômico, durante toda a semana, inclui apresentação musical e atividade para todas as idades. A proposta de enaltecer a cultura nordestina, inclui ritmos como baião, xote, samba de matuto, ciranda, coco e xaxado, com apresentação da Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo.

A mistura de música a elementos de teatro, literatura e dança, com repertório de músicas autorais e versões de composições de ícones do nordeste como, Maria da Inglaterra, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, a banda formada por Marcus Sousa, o Maguim do Pife (pífano), Leo Mesquita (pífano), Tauana Queiroz (zabumba e percussão), Javé Montuchô (caixa e percussão) e Rafaela Gomes (percussão e dança) promete botar os visitantes para dançar.

A leitura de histórias infantis, com música e brincadeiras para interação das crianças, estará aberta à participação da comunidade, com a mediação de Diana Cianelli Gabriel, do Flor da Vida, movimento local que integra conexão com a natureza e ações educativas transformadoras no desenvolvimento e potencialização de espaços de aprendizagem.

Em meio à valorização da cultura local, a 1ª Semana Literária e Gastronômica Fontes Ibiapina confirma também a presença de Joseli Lima Magalhães, doutor em Direito Processual, professor da UESPI e filho do falecido escritor Magalhães da Costa. Na oportunidade, o convidado vai lançar o livro “Histórias com Pé e Cabeça”, de autoria de seu pai, que foi desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, também um dos fundadores da Academia Piauiense de Letras e grande amigo de Fontes Ibiapina.

Fonte: Barra Grande News | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: