sexta-feira, fevereiro 08, 2019

150 mil parnaibanos vítimas da violência

150 mil parnaibanos vítimas da violência e do descaso do poder público com o litoral do Piauí.
Faz tempo que a violência em Parnaíba deixou de ser novidade. A cidade já enfrentou várias crises de insegurança na década. Assassinato com requintes de crueldade, explosão de caixas eletrônicos, invasão de residências com espancamento de moradores, incontáveis assaltos à mão armada, entre tantos outros crimes.

Mas, nas últimas semanas, a situação ficou fora de controle, com uma série de delitos e, mais recentemente, com o assassinato de um vigilante dentro de uma unidade do CRAS, no Mendonça Clark. E não foi o primeiro a ser morto em órgão publico em Parnaíba: lembre-se da morte (3 tiros) do vigilante no prédio da FACOE, na Avenida São Sebastião, em 2015.
Local do crime onde mais um cidadão pagou com a vida, vítima do pouco aparato de segurança oferecido pelo estado.
Todos os meses, sem nenhuma folga para o bolso dos cidadãos parnaibanos, a máquina de arrecadação estadual leva muito dinheiro daqui para os cofres do Karnak. O mínimo que o Governo do Estado poderia oferecer era uma estrutura razoável de policiamento e segurança para a cidade. O modelo atual não serve. Na verdade, serve sim, mas para ser motivo de piada nas redes sociais, como o que ocorreu em Luiz Correia, onde bandidos invadiram a delegacia do município para resgatar um preso. Quando bandido perde o medo de invadir até delegacia, a situação está complicada.

O cidadão parnaibano, pagador de impostos, vive amedrontado e com receio de sair às ruas, enquanto o criminoso, sabedor da fragilidade do aparato policial, age livremente e de forma cada vez mais ousada. Ficou muito fácil ser bandido em Parnaíba.
Quando um parnaibano de consciência alienada vota numa gestão descompromissada com a cidade, faz todos os demais virarem reféns de seu ato irresponsável. E ainda há quem ache que não há nenhuma ligação entre o aumento da violência em Parnaíba e o fraco desempenho das forças de segurança na região.

Hoje, pagamos a conta das escolhas erradas nas urnas. Todos pagam, sem exceção.

Por: Ribamar Aragão | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: