sexta-feira, agosto 03, 2018

Operação Topique prendeu 2 servidores da Seduc e mais 21 empresários; confira relação

A fraude no transporte escolar 60% do valor era a do serviço prestado, e 40% era superfaturado. Os estudantes também saiam prejudicados por serem transportados em veículos precários, verdadeiros “pau-de-araras”.
Em coletiva à imprensa, a Polícia Federal confirmou que foram presas 23 pessoas supostamente envolvidas na operação Topique, que investiga fraude em transporte escolar.  Entre os presos estão servidores da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e empresários.

A superintendente da Polícia Federal, Fabiana de Araújo Macedo, confirmou a prisão de 23 pessoas, sendo dois agentes públicos e o restante são empresários. Todos devem passar por exames de corpo de delito e depois encaminhados para o sistema prisional. A maioria das prisões ocorreram em Teresina.

A superintendente da Controladoria Geral da União no Piauí, Erika Lobo, explicou que a investigação começou em uma licitação em Campo Maior. A CGU está presente na operação porque os recursos eram do Governo Federal repassado para os municípios.

Erika Lobo explicou como ocorria a fraude: "a investigação verificou a fraude nas licitações para que uma empresa específica ganhasse a licitação. Depois, havia a subcontratação pela empresa, ela contratava terceiros para praticar o serviço, não sendo da empresa, e isso é indevido porque ele tinha que está registrado na empresa ganhadora. 60% do valor era a do serviço prestado, e 40% era superfaturado".

A organização criminosa era composta pelas 23 pessoas presas. Oito empresas de transporte participavam da fraude nas licitações, o que resultava no superfaturamento dos contratos. A fraude prejudicava também diretamente os alunos dos municípios, que eram transportados em veículos precários. Eram carros sem a menor condição de prestar o serviço, praticamente paus-de-araras. 

Confira a relação dos presos na Operação Topique:
1. Lívia de Oliveira Saraiva
2. Charlene Silva Medeiros
3. Lana Mara Costa Sousa
4. Magna Ribeiro Da Silva Flizikowski
5. Maria Anniele de Fátima Almeida
6. Suyana Soares Cardoso
7. Sicília Amazona Soares Borges
8. Francisca Camila de Sousa Pereira
9. Paula Rodrigues de Sousa Dos Santos
10. Elisandra Pereira Lima
11. Lisiane Lustosa Almendra
12. Antônio Lima de Matos Da Costa
13. Luis Carlos Magno Silva
14. Carlos Augusto Ribeiro De Alexandrino Filho
 15. Miguel Alves Lima
16. Odair Gomes Leal
17. Raimundo Félix Saraiva Filho
18. Rodrigo José da Silva Júnior
19. Luiz Gabriel da Silva Carvalho
20. Samuel Rodrigues Feitosa
21. Ester Marina Dantas Magalhães
22. Antônio Ribeiro da Silva

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: