sábado, dezembro 23, 2017

Projeto "Mais Cultura nas Escolas" resgata a história e a origem do Bairro São José

A prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Educação, à frente Carlos Eduardo Pinheiro Araripe, realizou na última sexta-feira (22), na quadra esportiva do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - Mendonça Clark, uma apresentação teatral contando a história do surgimento do Bairro São José, como parte do Projeto "Mais Cultura nas Escolas", do Governo Federal.

A Escola Municipal Godofredo de Miranda se inscreveu no projeto “Mais Cultura nas Escolas”, sendo uma das 300 Escolas selecionadas em todo o Brasil. A coordenadora do projeto, Enne Carvalho, acredita que a Escola foi escolhida por “tratar da problemática das drogas que, infelizmente, assolam jovens e adolescentes do Bairro São José”, disse.


A coordenadora, Enne Carvalho destacou ainda o esforço de toda a equipe da Escola Godofredo de Miranda para o sucesso do projeto. “Nós optamos por realizar um documentário e uma peça teatral. Nossa Escola foi escolhida por conta da grandiosidade do projeto em relação à nossa cidade, principalmente, porque nós tocamos em dois pontos importantes: a adolescência e as drogas. A peça teatral resgatou a origem do Bairro São José, levando muitas informações para nossos alunos, acerca do surgimento do nosso Bairro”, destacou Enne Carvalho. “Nós tentamos fazer um resgate do nosso Bairro, pois o Bairro São José pode ser considerado o berço da cidade de Parnaíba”, disse.

Durante 20 minutos, os alunos da Escola Godofredo de Miranda - Helionário N. Silva, Arianny Evelly Oliveira Lima, Luiz Gustavo Batista e Leonardo Cerqueira Galeno, expuseram, num documentário, muitas informações sobre os danos que as diversas drogas fazem ao organismo humano, alertando também que o consumo de drogas pode acarretar a entrada ao mundo do crime.
A peça teatral dirigida por Flávio Sidônio, resgatou um pouco da grande história artística e cultural do Bairro São José, na narrativa de uma velha lavadeira de roupas e sua sobrinha. A peça retratou o lado boêmio do Bairro São José, com a realização de bazares, que varavam a madrugada, mas não se esqueceu de falar da história cultural do Bairro, com seus tradicionais grupos culturais de bumba-meu-boi e quadrilhas juninas, como por exemplo, o Boi do Deocrécio, que faz parte do lendário popular da Parnaíba.

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, enalteceu a grande história do Bairro São José e de sua vida noturna agitada, fazendo questão de aplaudir e pedir o aplauso de todos para a Diretora da Escola Godofredo de Miranda, Rosângela Costa e para todos envolvidos na apresentação do projeto. 




Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: