domingo, dezembro 24, 2017

Cantata de mil vozes e retorno do Balé Municipal encantam o público em grande festa de Natal

Balé de Parnaíba realiza primeira apresentação após 17 anos longe dos palcos
Um grande espetáculo natalino tomou conta da Praça da Graça na noite deste sábado (23). Para deleite de parnaibanos e turistas, que lotaram a praça, que voltou a ser um dos pontos turísticos mais visitados da cidade após sua revitalização, a Prefeitura de Parnaíba promoveu uma programação especial com a Cantata de Mil Vozes, Banda Municipal Simplício Dias da Silva, Balé de Parnaíba (Espetáculo Glória), Escola de Música Pedro Braga e Espetáculo Filho de Deus Menino Jesus.

Estiveram presentes e assistiram toda a programação no meio do povo, o prefeito Mão Santa, as secretárias de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) e de Infraestrutura, respectivamente Adalgisa Moraes Souza e Maria da Graça Moraes Souza Nunes (Gracinha), o secretário interino de Educação, Carlos Eduardo, o secretário de Turismo, Charles Lima, o secretário de Cultura, Teófilo Lima, o ex-governador Zé Filho, acompanhado da deputada estadual Juliana Moraes Souza, o presidente da Câmara Municipal, Geraldinho, além dos vereadores Carlson Pessoa, Bernardo Lima, Daniel Jackson e Joãozinho do Trânsito, entre outros.


Alunos da Escola Municipal de Música Pedro Braga
Antes, porém, do início das performances musicais e de dança, foi celebrada uma missa de ação de graças, na centenária Igreja Nossa Senhora da Graça. O Coral de Mil Vozes, formado por alunos da rede pública de ensino, se apresentou acompanhado da Banda Municipal Simplício Dias da Silva, que, com seus instrumentos e sob a regência do maestro Beetholven Cunha, fez o público se emocionar em cada canção. Outra grande atração esperada por todos e que levou o povo ao delírio com a belíssima apresentação, foi o Balé de Parnaíba, que retorna aos palcos após 17 anos de sua desativação. Com o “Espetáculo Glória”, a obra traz o surgimento da criação dos principais elementos da natureza, como terra, água, mar, fogo e vento.

A coordenadora geral do Balé, Suely Araripe, uma das grandes entusiastas da concepção do Balé na época em que foi secretária de Educação e Cultura, disse que a maratona de ensaios foi muito corrida e exaustiva, mas que valeu à pena todo o esforço. “Foi tudo muito corrido, mas extremamente emocionante. O Mão Santa e a Adalgisa que sempre foram fãs do balé, nos chamaram e disseram que queriam o balé de volta e se apresentando nesta noite de Natal. agradecemos novamente pela oportunidade de podermos apresentar uma boa arte para a população”, disse Suely emocionada.
Coral das Mil Vozes formado por estudantes das escolas públicas do município de Parnaíba
Além de Suely, a nova versão do Balé Municipal de Parnaíba é coordenada e coreografada pela professora de balé e ex-integrante do grupo, Márcia Riedel Alencar. Somado a elas, participam da direção outros ex-integrantes, Cássio Araújo, Cristiano Cordeiro e Carmen Cacau. A primeira versão do balé Municipal de Parnaíba existiu no período de 2001 a 2004, na administração do ex-prefeito Zé Filho.

Para o prefeito Mão Santa, a cidade de Parnaíba vive o melhor momento de sua história e que para ele, é um imenso privilégio poder gerenciar o município, possibilitando dias melhores para toda a população. “Parnaíba recebeu o título de cidade maravilhosa. Nossas belezas naturais são inigualáveis e nossa gente muito nos orgulha com seu espírito trabalhador, guerreiro e hospitaleiro. Nosso desejo é que todos vivam bem e felizes em nossa cidade”, assegurou o prefeito.
Papai Noel na Praça da Graça
Conforme destacou Gracinha, o espetáculo oferecido ao povo foi possível mediante um esforço conjunto e união das secretarias de Cultura, Educação, Sedesc e Serviços Urbanos. “Essas secretarias se uniram para que esta grande festa fosse possível. Era do desejo do prefeito Mão Santa que fizéssemos uma festa que envolvesse toda a comunidade, então conversamos com o maestro Beetholven, que aceitou o desafio de treinar mil crianças em menos de dois meses. Os professores, diretores e pais dos alunos ajudaram demais e deixamos aqui nossos agradecimentos a todos eles”, disse Gracinha ao informar ainda que o projeto se estenderá em 2018, quando outras escolas também poderão aderir ao coral, que permanecerá sob o comando das Secretarias de Educação e Cultura.
Milhares de pessoas compareceram a Praça da Graça para prestigiar a festa de Natal
O ex-governador Zé Filho frisou o momento de profundas transformações que Parnaíba está passando, possibilitando aos seus munícipes terem as esperanças renovadas. “Este é um Natal diferente, as pessoas estão com expectativas muito boas, pois já sentem as melhorias feitas na cidade pelo prefeito Mão Santa e queremos dizer que 2018 será ainda melhor, com novos empreendimentos para a nossa população”, afirmou Zé Filho.


O líder do governo municipal na Câmara, vereador Carlson Pessoa, frisou a forma democrática como a cultura está sendo levada para toda a população. Um grande avanço, de acordo com ele. “Estou maravilhado com todas as apresentações e estou saindo da praça muito feliz porque a cultura está sendo levada de forma democrática a todos os nossos parnaibanos e isso é muito gratificante. Estou extremamente feliz”, finalizou Carlson.


















Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: