segunda-feira, agosto 21, 2017

Eclipse solar poderá ser visto nesta segunda-feira no Nordeste a partir das 16h

Veja como será o eclipse solar nesta segunda-feira (21) no Brasil; Nordeste terá visão privilegiada. O fenômeno poderá ser visto no céu brasileiro entre 16h e 18h, sendo que o seu ápice acontecerá às 17h.
Eclipse parcial do Sol será visto pelo nordestino após as 12h46 e 18h e seu ápice ocorrerá às 17h
Nesta segunda (21), cidades dos Estados Unidos, localizadas de leste a oeste do território norte-americano, verão por cerca de três minutos um "sol negro". Moradores e turistas terão a oportunidade de assistir a um eclipse solar total - o último foi visto naquele país em 1991.

No Brasil, o eclipse também poderá ser observado, mas apenas de forma parcial nas regiões Norte e Nordeste. Em Parnaíba e região norte do estado do Piauí tem início por volta das 16h18 terminando às 18:02. O eclipse poderá ser visto em 32,43% de sua totalidade.

Quanto mais ao norte do país, mais coberto estará o sol no momento do fenômeno astronômico: no monte Caburaí, em Roraima na fronteira com a Guiana, será possível ver o sol ser eclipsado em 46% pela Lua.

Entre as capitais brasileiras, os melhores lugares para ver o fenômeno são Macapá, Fortaleza, Belém, São Luís, Boa Vista e Natal, em que os habitantes verão entre 36% e 40% do Sol tampado pela sombra lunar. Quem estiver em Manaus verá apenas 21% do sol escondido.

No Brasil o fenômeno ocorrerá entre 15h46 e 18h04, horário de Brasília. No extremo norte do país, a previsão é que a escuridão chegue a 50% em Roraima no final da tarde.

Edição: José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: