domingo, dezembro 04, 2016

Sem vigilância, Praça no Bairro Santa Isabel amanhece vandalizada

Praça no Bairro Santa Isabel amanhece depredada. Parnaíba sem vigilância Municipal.

Trecho do edital para Guarda Civil Municipal de Parnaíba: “GUARDA CIVIL MUNICIPAL: Realizar policiamento comunitário preventivo e Permanente dos Espaços Públicos, orientando para a solução de problemas”.

Moradores do Bairro Santa Isabel se depararam com uma cena lamentável na manhã deste domingo (04). A pracinha localizada em frente a igreja estava repleta de lixo e bancos de concreto quebrados.

Acredita-se que a ação dos vândalos tenha ocorrido durante a madrugada. Assim como esta praça pública dezenas de outras na cidade de Parnaíba estão sendo gradativamente depredadas, pois não há rondas da vigilância patrimonial.
Informações de alguns Guardas Civis é que há um racionamento de combustível, por isso diversas rodas noturnas estariam suspensas o que contribui para a ação dos vândalos.

O interessante é que o local parece ter sido cuidadosamente “maquiado” para dar a impressão de vandalismo, pois o cesto do lixo (plástico) não foi quebrado e sim retirado da base, fato comprovado por membros da nossa equipe de reportagem que recolocaram o cesto no devido lugar sem problemas.
Nas redes sociais há uma estranha corrente em atribuir o fato ä proximidade da próxima gestão, numa lamentável tentativa de causar terrorismo na população. É válido ponderar algumas questões.
  1.  O mandato do Prefeito Florentino Neto é até 31 de dezembro de 2012, cabendo a ele responder e zelar pelo patrimônio público até essa data.
  2. Confira trechos do Edital N 02/2013 da própria prefeitura de Parnaíba para a contração de Guardas Civis Municipais. 

  3. 2.1 “Guarda Civil Municipal: Realizar policiamento comunitário preventivo e permanente dos espaços públicos, orientado para a solução de problemas”.
    2.2 “Prevenir e inibir atos delituosos que atentem contra os bens, serviços e instalações públicas municipais. Proteger os patrimônios coletivos, em especial os ecológicos, culturais, arquitetônicos e ambientais do município, inclusive adotando medidas educativas. Apoiar a administração municipal no exercício do poder de polícia administrativa e na vigilância patrimonial. Fazer cessar as atividades que violarem as normas relativas ä saúde, ä defesa civil, ao sossego público, ä higiene, ä segurança e a outras de interesse público. Executar serviços de vigilância diuturna dos logradouros públicos: praças, jardins, propiciando o fortalecimento da segurança”.
    2.3 O valor da remuneração do cargo de Guarda Civil Municipal corresponde ao vencimento básico (salário mínimo básico). Veja a foto abaixo e faça os cálculos.
Fonte: Bruno Santana / Tribuna de Parnaíba
Fotos: Tacyane Machado

Nenhum comentário: