quarta-feira, agosto 24, 2016

Dom Juarez já é o novo Bispo Diocesano de Parnaíba

Dom Juarez Sousa da Silva
O Papa aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Parnaíba (PI) apresentada por Dom Alfredo Schäffler, 75, por limite de idade. 

O sucessor no governo da diocese será Dom Juarez Sousa da Silva, 55, até então Coadjutor da mesma diocese.

A Diocese de Parnaíba foi criada em 16 de dezembro de 1944 com a bula do Papa Pio XII “Ad Dominici gregis bonum”, tendo sido integralmente desmembrada da então Diocese de Teresina.

O município, no norte do Piauí, tem cerca de 150 mil habitantes e é o segundo mais populoso do estado, perdendo apenas para a capital Teresina.  

Além de apresentar grande valor histórico, a cidade registrou em 2011 a maior taxa de crescimento econômico do Brasil, chegando à marca de 229%.

História
Dom Juarez Sousa é o primeiro dos 7 filhos de Anísio Marques da Silva e Maria José Sousa da Silva. Ele nasceu no dia 30 de junho de 1961 em Cabeceiras do Piauí, na época zona rural do município de Barras.

Sua ordenação presbiteral aconteceu em 19 de março de 1994. Juarez Sousa fez o ensino fundamental nos colégios Matias Olímpio e Gervásio Costa (em Barras) e o ensino médio no Seminário da Assunção, em Jacarezinho, Paraná. É bacharel em Filosofia e Teologia pelo Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, onde estudou de 1988 a 1993. 

Além disso, é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, com mestrado em História Eclesiástica pela Universidade Gregoriana de Roma. Dom Juarez Sousa foi administrador paroquial na paróquia de São José, em Altos, vice-reitor e administrador do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina.

Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Favor assinar o blog com nome e e-mail.