terça-feira, maio 10, 2016

Vereador visita mulher com tumor acentuado no rosto

Luana Alves, dona de casa.
Mediante inúmeros apelos dos internautas, o vereador Carlson Pessoa visitou nesta segunda-feira (09) a dona de casa Luana Alves que teve parte da face tomada por um tumor conhecido como ameloblastoma. Natural de Castelo do Piauí, Luana veio morar em Parnaíba com o filho pequeno e com o marido que é pescador. Ela conta que por diversas vezes tentou ajuda da prefeitura para fazer o tratamento e a cirurgia, mas teve todos os seus apelos recusados.

Cansada e desacreditada, ela empreendeu uma campanha junto a sua igreja, aos amigos e parentes para pagar a tomografia em Teresina que custa R$ 2.500. Carlson Pessoa se colocou à disposição para tentar um encaminhamento junto ao Ministério Público, no entanto, Luana já está de viagem marcada e na próxima quarta feira (11), viaja para a capital para fazer a tomografia solicitada pela doutora Kátia Marabu.

O tumor em Luana surgiu há três anos por causa de um dentiquero. Até o momento ela conseguiu arrecadar cerca de 1.300,00, dos 2.500 que necessita para realizar o exame em Teresina.


Ameloblastoma
O QUE É
É um tumor benigno que apresenta um comportamento localmente agressivo, afetando comumente a mandíbula (80%) e menos freqüentemente o osso maxilar. Pode atingir proporções variadas, de acordo com o tempo de evolução. Representam 10% dos tumores odontogênicos.
 
Manifesta-se geralmente entre a terceira e quinta décadas de vida. A maioria dos ameloblastomas acometem o ramo e corpo posterior da mandíbula.

COMO APARECE CLINICAMENTE

Poucas vezes ocorre uma tumefação em região de fundo de sulco, geralmente é um achado radiográfico em radiografias de rotina.  Por serem geralmente são indolores e pela carência de outros sintomas, o paciente geralmente consulta o profissional quando este apresenta grande extensão.
 
 O aspecto radiológico pode variar. Alguns apresentam-se como lesões radiolucidas uniloculares bem definidas, com ou sem esclerose marginal, que, podem estar associadas a um dente incluso; outros apresentam-se com aspecto multilocular, com septos internos e padrão em "favos de mel" ou "bolhas de sabão". As loculações podem ser ovais ou arredondadas e variam de dimensões.
 
 O diagnóstico é feito por exame histológico, mas os achados clínicos e estudos por imagem, através de radiografias panorâmicas e tomografia computadorizada (TC), apresentam algumas características importantes para o estreitamento do diagnóstico diferencial.
 
A abordagem terapêutica do ameloblastoma tem se mostrado nos últimos tempos um objeto controverso para criteriosa análise e discussão devido às altas taxas de recidivas e às complicações pós-operatórias. Logo, faz-se necessário ao profissional escolher qual o tipo de abordagem cirúrgica do ameloblastoma que ofereça aos pacientes melhor prognóstico.
 
Ameloblastomas multiloculares apresentam taxas de recidiva maiores que os uniloculares. A idade do paciente é outro fator de importância na escolha da terapia.
 
O comportamento do ameloblastoma tende a ser bastante agressivo nas recidivas, com maior potencial de invasão e destruição óssea do que a lesão original.

Por Luzia Paula. Fotos: Gleitowney Miranda / Ascom

Nenhum comentário: