domingo, abril 12, 2015

Batucada se apresenta dia 18 às 21h no Porto das Barcas, em Parnaíba

Depois de Bruxelas, Teresina e Frankfurt, o Batucada, dirigida pelo Marcelo Evelin/Demolition Inc., volta ao Brasil neste mês de abril e percorre União, Parnaíba e São Luís.

A trajetória inicia com lançamento no Galpão do Cibrazém, em União, como um novo espaço cultural pra a cidade, no dia 16 de abril. Segue para o Porto das Barcas em Parnaíba no dia 18/04 onde se apresenta às 21h e por fim encerra o circuito em São Luís, na Casa do Maranhão, no dia 20.

O Batucada se propõe como um acontecimento. O ritmo transita entre a festa e o protesto num ritual que expõe a relação conflitante entre uma coletividade quase tribal e as subjetividades dos indivíduos. O batucar em objetos cotidianos contagia, desmancha fronteiras entre expectador e artista, e provoca reflexões sobre a pulsão do homem na sociedade contemporânea.

Mascarados, os corpos subversivos batucam panelas, frigideiras e latas numa espécie de desfile apoteótico e revolucionário. O grupo é diverso e vibrante, artistas e "não artistas", da dança, do teatro, da música, arquitetura, moda, performance, da vida. Vindos de diversos lugares do Piauí e de outros do Brasil, estes mais de 40 performers cidadãos - selecionados a partir de uma convocatória pública - se misturam e se transformam um no outro, e na cadência de uma batucada atravessada, enganchada, suspensa, os corpos tornam-se instrumentos para as estruturas rítmicas e impulsionam a cadência de uma coreografia da qual o público também faz parte.

Batucada foi concebido para o Kunsten Festival des Arts, um dos principais festivais de arte performática da Europa, realizado em Bruxelas (Bélgica), onde aconteceu sua estreia internacional em maio de 2014. A estreia nacional aconteceu no Galpão do Dirceu, em Teresina, em janeiro deste ano.

Para a circulação no Piauí, que se estende à capital maranhense, este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013.


Edição do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: