segunda-feira, junho 30, 2014

30 de junho, dia nacional do Bumba Meu Boi, uma dança folclórica do Piauí

Boi Nono Fazendinha, campeão de 2013 do XIII São João da
Parnaíba
Você sabia? Hoje é dia do Bumba Meu Boi - ritmo piauiense, mas nem todos sabem, ou lembram que esse ritmo começou no Piauí no período da vaquejada. A dança se espalhou por todo o Brasil e hojeé uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil.

Neste 30 de junho comemora-se o Dia Nacional do Bumba Meu Boi. Muitos não sabem, mas esse ritmo surgiu no Piauí, no período das extintas vaquejadas, difundindo-se fortemente no Maranhão e depois em todo o Brasil.

Quanto a data comemorativa, trata-se de uma lei que o Congresso Nacional decretou e Presidente interino José Alencar Gomes da Silva sancionou instituindo através da Lei nº 12.103 de 1º de dezembro de 2009, publicada no dia 02 de dezembro de 2009, no Diário Oficial da União. A Lei foi criada tendo como base o Projeto de Lei nº 133/2009 da Câmara Legislativa, de autoria do deputado federal Carlos Brandão (PSDB/MA).

Boi da fazendinha no quadrilhódromo em Parnaíba

A festa do Bumba Meu Boi é uma importante manifestação da cultura popular, uma das mais difundidas variações dos vários folguedos de boi existentes no país. O parecer técnico destaca os inúmeros grupos culturais, e a enorme diversidade de estilos, ’sotaques’, sons e ritmos que constituem essa manifestação.

O Concurso de “Bumba meu boi” e quadrilhas juninas do Arraial São João da Parnaíba que acontecer anualmente no mês de junho na Praça de Eventos Mandu Ladino concede aos vencedores dos concursos com a maior premiação em festivais juninos do Brasil, em 2013 foi um total de 171.000,00 (cento e setenta e um mil reais), distribuídos entre bois e quadrilhas nas categorias adultas e mirins.

MATÉRIA DO FANTÁSTICO
Maurício Kubrusly está se divertindo nas festas juninas do Nordeste brasileiro. Ele já foi noivo em Caruaru, padre em Campina Grande. Agora está em São Luís do Maranhão para conferir a tradicional festa do Bumba meu boi. É em no estado que a lenda do Bumba meu boi é mais popular. A lenda de Pai Francisco e Mãe Catirina surgiu no Piauí, no século XVIII. Foi para o Maranhão, onde 300 grupos oficiais brincam o Bumba meu boi todos os anos. De São Luís, o Bumba meu boi foi para o Amazonas e inspirou a tradicional festa de Parintins. É nela que os bois Caprichoso e Garantido disputam o título de campeão. A versão amazonense do Bumba meu boi se chama Boi-bumbá. A lenda está no Brasil inteiro, com vários outros nomes. E para fazer parte dessa tradição, o repórter Maurício Kubrusly se tornou o miolo do boi. A lenda está no Brasil inteiro, com vários outros nomes. E para fazer parte dessa tradição, o repórter Maurício Kubrusly se tornou o miolo do boi.

A tradição do bumba meu boi ocorre juntamente com os festejos juninos. O seu enredo e folclore gira em torno da história que teria acontecido no sul do Piauí no início colonização onde Catirina, mulher do escravo Chico, que exige comer língua bovina para satisfazer seu desejo de grávida. Com o intuito de atendê-la, o marido rouba um boi do dono da fazenda, mas escolhe justamente o animal predileto do coronel. Logo depois de matá-lo, o ladrão é descoberto e levado à presença do patrão.


Por José Wilson
Por José Wilson
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidades circunvizinhas


Nenhum comentário: