segunda-feira, maio 27, 2013

Imagem original da primeira padroeira de Parnaíba, N. S. do Mont Serrat, permanece em Piracuruca

Altar da Capela de N. S. do Mont Serrat, primeira padroeira de
Parnaíba permanece com uma réplica da imagem
(Foto: Moraes Brito para o Jornal da Parnaíba)
O altar da primeira padroeira de Parnaíba permanece sem a imagem original de Nossa Senhora do Mont Serrat desde 1712. Para comemorar os 300 anos de Parnaíba foi colocada uma réplica para que o altar não permanecesse sem a imagem da santa.

Em 1711 com a ajuda do coronel Pedro Barbosa Leal e alguns moradores, João Paulo Diniz construiu uma pequena capela para Nossa Senhora de Mont Serrat, para abrigar a imagem em porcelana vinda de Portugal, e que foi venerada como Padroeira da Feitoria, portanto a primeira padroeira de Parnaíba de que se tem registro, mas a imagem fora levada em 1712 para Piracuruca que fazia parte de Parnaíba, onde encontra-se até hoje, atualmente no altar mor da Igreja Matriz,  devido aos constantes ataques dos índios Tremembés na feitoria.

Imagem original de N. S do Mont Serrath em porcelana
vinda de Portugal encontra-se no altar da Igreja de Nossa
Senhora do Monte do Carmo, localizada na Praça
Irmão Dantas, em Piracuruca – Piauí.
Vale enfatizar que Pedro Barbosa Leal, ao iniciar a exploração econômica da salga de carne e courama bovina no Piauí, nomeou como seu representante, o pernambucano João Gomes do Rego Barros, que passou a ser o seu Capitão-Mor na Vila Nova, surgida  das  primeiros moradias existentes às margens do Iguará, braço do rio Parnaíba. Essa localidade teve como patrona religiosa Nossa Senhora de Monserrathe (Mont Serrrat), santa de devoção do  seu fundador, que para o seu culto solicitou e obteve a autorização em 11 de junho de 1711, para erigir a igrejinha ainda hoje existente na rua Duque Caxias, na área do Porto das Barcas. Posteriormente João Paulo Diniz também precedeu a Domingos Dias da Silva na exploração do comércio de carne seca, o charque, exportando para Portugal, com grande êxito. Com isso, foi sem dúvida um dos iniciadores da colonização e do desenvolvimento de nosso município junto ao coronel Pedro Barbosa Leal, também português.

A capela fica localizada na Rua Duque de Caxias, próximo ao Complexo Arquitetônico Porto das Barcas, em Parnaíba. A ermida que era uma propriedade particular foi doada por Loudinha Machado em 3 de agosto de 1990 para a Diocese de Parnaíba para fins de preparação dos 300 anos de Parnaíba, ocorrido em 2011.

Logo após a doação foi tombada e inventariada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e vinha sendo conservada pelo Funcionário Público Federal aposentado (Banco do Nordeste) e artista plástico Carlos Guido Pereira da Silva (assassinado em 18 de dezembro de 2008). Atualmente sua conservação é de responsabilidade do IHGGP (Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba).

Matéria relacionada:
Por José Wilson

Nenhum comentário: