terça-feira, julho 03, 2012

O Fantástico desvenda a história – A Lenda do Bumba Meu Boi é do Piauí!

Bumba Meu Boi - Festa tradicional criada pelos piauienses no século XVIII
Foto: Edilson Moraes Brito
Afinal, lenda do Bumba meu Boi é do Piauí, do Maranhão ou Pará? A reportagem do Fantástico contou história do Boi e ainda fez com que Maurício Kubrusly virasse miolo de boi.

A briga é antiga. Afinal, a lenda do “Bumba Meu Boi” surgiu no Piauí ou Maranhão? Hoje a festa torna-se Patrimônio Cultural Maranhense, por falta de representantes políticos piauienses para defender a nossa historio, o nosso passado e agora torna-se tradicional no estado maranhense, inúmeros grupos se apresentam no período junino para contar a história de Catirina e Pai Francisco.

Matérias importantes sobre o tema:
Mas a origem da lenda é de fato piauiense, e data do século XVIII. Só que foi no Maranhão que os grupos se organizaram e hoje tradicionalizaram o Bumba Meu Boi. Do Maranhão, o boi foi pro Pará, e lá deu origem à festa de Parintins, onde Caprichoso e Garantido disputam o título de campeão.

A reportagem do Fantástico contou a história do Boi e ainda fez com que Maurício Kubrusly vestisse a fantasia.

MATÉRIA DO FANTÁSTICO
Maurício Kubrusly está se divertindo nas festas juninas do Nordeste brasileiro. Ele já foi noivo em Caruaru, padre em Campina Grande. Agora está em São Luís do Maranhão para conferir a tradicional festa do Bumba meu boi. É em no estado que a lenda do Bumba meu boi é mais popular. A lenda de Pai Francisco e Mãe Catirina surgiu no Piauí, no século XVIII. Foi para o Maranhão, onde 300 grupos oficiais brincam o Bumba meu boi todos os anos. De São Luís, o Bumba meu boi foi para o Amazonas e inspirou a tradicional festa de Parintins. É nela que os bois Caprichoso e Garantido disputam o título de campeão. A versão amazonense do Bumba meu boi se chama Boi-bumbá. A lenda está no Brasil inteiro, com vários outros nomes. E para fazer parte dessa tradição, o repórter Maurício Kubrusly se tornou o miolo do boi. A lenda está no Brasil inteiro, com vários outros nomes. E para fazer parte dessa tradição, o repórter Maurício Kubrusly se tornou o miolo do boi.

Jornal da Parnaíba com informações do Fantástico e Edilson Moraes Brito

Um comentário:

Anônimo disse...

Corrija a legenda da foto! O século é XVIII e não XIII.