Pages

quarta-feira, junho 03, 2020

Covid-19: Parnaíba tem caso de reinfecção do novo coronavírus

Paciente não desenvolveu imunidade ao novo coronavírus em Parnaíba.
O caso do paciente que já tinha tido alta médica do Covid-19 no dia 10 de maio e voltou a testar positivo nesta terça-feira, dia 02 de junho. A ocorrência foi divulgado pela Secretaria de Saúde do município através de Boletim Covid-19. Há relatos ao redor do mundo de casos de reinfecção e até reativação do vírus.

Imunidade ao coronavírus
Por enquanto, a ciência não sabe muito sobre a capacidade de os humanos desenvolverem imunidade contra o novo coronavírus e quanto tempo demoraria essa proteção. Em experimentos, macacos infectados foram capazes de produzir imunidade e não foram atingidos novamente após a cura.
Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (02) pela Secretaria de Saúde de Parnaíba

No caso de humanos, o organismo pode desenvolver anticorpos neutralizantes capazes de se ligarem ao coronavírus e torná-lo inativo, bloqueando uma possível infecção. Ainda que isso não aconteça com todos os pacientes, apenas uma minoria é incapaz de produzir anticorpos; para a maioria, a infecção causada pela covid-19 gera uma resposta imune do corpo.

Especialistas apontam que a infecção causada por outros coronavírus pode gerar uma imunidade contra o tipo específico de vírus por meses e até anos. Contudo, ainda é preciso descobrir exatamente como o mecanismo atua para proteger o corpo humano no caso do novo coronavírus e saber quanto tempo duraria essa proteção.

A resolução dessas questões pode gerar resposta para outra grande pergunta sobre a duração da crise causada pela covid-19: a pandemia pode continuar sendo disseminada pelo mundo em ondas, atingido um mesmo país diversas vezes?

Jornal da Parnaíba

2 comentários:

  1. Na china eles também falam em quatro pessoas más não confirmaram 100% nessa hipótese pode ser que as pessoas não tivessem se curado totalmente

    ResponderExcluir
  2. Faltou falar sobre o estado de saúde da pessoa reinfectada. Ela apresenta sintomas ou está assintomática? Na Coreia do Sul perceberam que eram falsos positivos causados pela circulação de vírus inativos no organismo.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Favor assinar o blog com nome e e-mail.