sexta-feira, janeiro 03, 2020

Tem início temporada de desova 2020 no litoral piauiense

Os primeiros ninhos de tartaruga marinha no litoral Piauiense foram identificados nos dias 01 e 02 de 2020 marcando o início da temporada de desova. Ao todo, 5 ninhos foram marcados, sendo 1 na praia do Coqueiro e 4 na do Arrombado, praias do município de Luís Correia. Os ninhos recebem marcação e identificação do Instituto Tartarugas do Delta (ITD).

Desde 2006 o Instituto Tartarugas do Delta trabalha na conservação na região com apoio do IBAMA, APA Delta do Parnaíba, TAMAR, SESC Piauí, universidades locais e voluntários.
“Estamos falando do menor litoral da costa brasileira (66km), que compõe a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba uma unidade de conservação federal de uso sustentável. Os trabalhos de manejo e conservação realizados pelo Projeto Rotas da Conservação, este do Instituto, apresentou esta região como território importante para a conservação da espécie no cenário nacional”, afirmou Werlanne Magalhães, coordenadora do Projeto Rotas da Conservação.

De acordo com o ITD as praias piauienses funcionam como berçário regular para as espécies de tartaruga-de-pente, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro. No Piauí a temporada reprodutiva ocorre entre os meses de janeiro a julho, sendo a praia da Pedra do sal, Praia do Arrombado e Coqueiro, as principais áreas de nidificação.
Projeto Rotas da Conservação é financiado pela Shell Brasil com recursos da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Cláusula de PD&I) dos contratos de concessão da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: