Enquanto os políticos do Piauí dormem no ponto, a
Pentagonal/CE, empresa agenciadora de negócios internacionais, acaba de
anunciar que um grupo da Rússia está chegando ao Ceará para implantar em Camocim-CE
um mega estaleiro aproveitando o calado natural proporcionado pelas águas do
Rio Timonha, na divisa do Ceará com o Piauí (mapa ao lado).
Os soviéticos queriam vir para o Piauí, mas por
falta de agenciadores e representantes do Governo do Piauí para esse tipo de
negociação, o Ceará como sempre, partiu na frente e poderá trazer
uma séria surpresa para a economia do Piauí.
Matérias relacionadas:
Matérias relacionadas:
Estaleiro pode servir de mais um porto do estado do
Ceará, ao lado do território piauiense – O Rio Timonha é formado por 7
pequenos rios, sendo 4 do Ceará e 3 do Piauí, formando uma foz profunda mar
adentro e proporcionando um calado natural de 11 metros. Espertos e com visão
futurista, os cearenses estão trazendo os Russos que antes queriam vir para
montar o Porto de Luiz Correia. Desistiram e fecharam o estaleiro soviético com
o governo cearense. Este é o segundo estaleiro que o Piauí perde, o primeiro foi para Pernambuco. O Estaleiro Promar vai gerar 10 mil novos empregos em Suape.
Edição do jornaldaparnaiba.com
Com informação da Coluna do Tomaz Teixeira/Jogo Aberto
21 comentários:
Isso vai fica a menos de uma hora da ZPE, do Aeroporto Internacional de PHB, e da ferrovia PHB- THE.
É um estaleiro, construção de grandes embarcações, plataforma de Petróleo e outros, não dá para transportar pelo aeroporto de Parnaíba e também em nada serviria para a ZPE de Parnaíba.
Rapaz, eu to falando e do porto que que eles tao pensando em construir e não do estaleiro em si. Eu sei o que e um estaleiro.
O Ceara mais cedo ou mais tarde vai ter seu terceiro porto.
Quando se gera empregos perto de nossa cidade, esse povo vai usar o nosso aeroporto. Quem e o louco que vai viajar 500 km pra Fortaleza pra pegar um voo se temos um aeroporto a menos de uma hora? Parnaiba = PI, CE e MA.
O Ceará não dá murro em ponta de faca. para dar suporte ao estaleiro que será implantado em na bacia do Timonha, o governador Cid Gomes (PSB) já inaugurou na o Aeroporto Regional Pinto Matins de Camocim.
Construir aeroporto em Camocim e disperdicio de dinheiro publico. Nem nos Estado Unidos eles tem aeroporto tao próximos. Sera que e falta de ser criativo com coisas que venham trazer progresso ??????
Eita o Ceara e muito rico. A cidade de Nova York Tem que tem 8 milhões de habitantes, e mais 6 milhões na sua area metropolitana e la existem tem dois aeroportos. Existe um terceiro aeroporto ao lado da cidade, mas essa população tem um poder de compra muito maior que todo o nordeste brasileiro. Como dois aeroporto tao próximos podem sobreviver em Camocim, numa região tao pobre do Brasil??????
Como????? Acho que Jesus vai pagar as passagens de aviao. PHB tem 200 mil habitantes, PIB= superior a 1 bilhão. Camocim tem o que????
Boa Sorte Camocim com seu aeroporto. :)
Acho que Sao Paulo deveria construir um aeroporto em cada bairro daquela cidade.
Piauí sera sempre uma sucursal fracassada do Ceará. No Piauí não tem nada, vocês precisam muito aprender com os políticos , os empresários e os artistas cearences. Aonde que Parnaíba tem 200 mil hab?
EU QUERO QUE O GOVERNO FEDERAL FACA UM AEROPORTO GRANDE EM PARNAIBA AO INVES DE CRIAR AEROPORTO EM CAMOCIM QUE TA UMA HORA DE CARRO DE PARNAIBA.
Aeroporto Internacional De Parnaíba Funciona Com Menos De 1% Da Capacidade
https://www.youtube.com/watch?v=2ADKEOYVQr8
ESSE PREFEITO DE PARNAIBA E UM BABACA. MUITO SEM VISAO.
FICA SE CONFORMANDO COM POUCO COISA PARA PHB..
Se liga Florentino!!!!
Vai atras de infra-estrutura pra tua cidade. O maior problema do governo do estado investir em Parnaiba tudo que e feito aqui beneficia o Ceara e Maranhao.
FLORENTINO, COBRE DO GOVERNO FEDERAL A NOSSA UNIVERSIDADE FEDERAL
COBRE O NOSSO HOSPITAL FEDERAL.
COBRE UM AEROPORTO MELHOR.
Rapaz, vamos deixa o Ceara crescer. Aqui no Piaui os ambientalistas fazem a festa. Todos os dias eu vejo a transbrasiliana passando na BR- 343 , carregada de Parnaibanos migrando pra Brasilia. Um dia fui a Brasilia visitar minhas tias e primos, vi varias familia vivendo na beira das estradas do DF, em barracos de lona preta. Adivinha de onde eles eram??? Piaui.
Os piauienses mudam de hábitos mesmo. Muitos dos Parnaibanos que não tem emprego acabam saindo da cidade pra viver na terra prometida: Brasilia. O que mais me chama atenção e que PHB e uma cidada que tem mais 92% de sua população urbana. A cidade possui uma da menos taxa de analfabetismo do nordeste.
Nem empregos e subempregos existem em PHB.
Vamos proibir os investimentos públicos e privados em nossa cidade ( ironizando). Vamos continuar sem visão que sempre veremos a transbrasiliana cheia de gente indo pra Brasilia ( ironizando).
O que voce quer Parnaibano?? O que????
O Piauí não tem governo, é um estado quer não cresce, é seus povo sair pra outros estado só pra sofrer, o governo não incentiva é não tem nada, Parnaíba e jogado pra tralhas ninguém olhar isso, pode tem muito indústria mais não tem, poriso quer não crescer a cidade não tem emprego pra ninguém.
O Piauí nunca vai tem nada, olhar o aeroporto quando anos foi, imaginar o Porto vai ser nunca, porque não tem governante pra nada, não procurar crescer o estado, até as estradas não prestam tudo só espera o governo federal.
Luis correia ta 15 min da cidade e buriti 25 minuto. 150 +30+20=200
Vao ou nao fazer o porto do Timonha??? Se for fazer, vai beneficiar todo mundo CE, PI e MA.
Estaleiro: Governador em exercício se reúne com empresários da Nordic Yards
O governador em exercício José Albuquerque se reuniu nesta terça-feira (25), no Palácio da Abolição, com representantes da empresa alemã Nordic Yards. Na pauta do encontro estava a implantação do estaleiro no município de Camocim, no Litoral Oeste do Ceará. A escolha de Camocim para receber o estaleiro deveu-se à sua localização, que está mais próxima do Canal do Panamá que os atuais portos brasileiros. Isso representa economia de dinheiro e de tempo para embarcações e para o comércio marítimo internacional.
O empreendimento receberá investimento de R$ 1,2 bilhão e serão gerados 2,5 mil empregos diretos e cerca de 10 mil indiretos. O estaleiro terá quatro fases de implantação, sendo que no prazo de dois anos já entrará em funcionamento e em cinco anos a obra estará totalmente concluída. A empresa alemã obedece todos os critérios europeus de sustentabilidade e segurança, incluindo o aproveitamento de resíduos. O estaleiro de Camocim. Além da construção de navios e de plataformas marítimas, fará reparos de embarcações.
Durante a audiência, José Albuquerque ressaltou a importância do empreendimento para o Ceará e sobretudo para os municípios próximos ao Litoral Oeste. “É mais geração de emprego e renda para a população , e isso representa mais qualidade de vida e oportunidades”, disse. Participaram também do encontro a prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, o deputado estadual Sérgio Aguiar e o assessor especial de Assuntos Internacionais, Hélio Leitão.
EU QUERO SABER E DO PORTO do vale do Timonha esta 60km de Parnaiba, ou seja menos de uma hora de carro.
O Ceará já tem dois postos, o Pecém e o Mucuripe e não tem nenhuma previsão de construir novos postos. O que será construído na divisa do Piauí com o Ceará é um estaleiro.
Parnaiba tem varios postos tambem. Wilson, quantos postos de gasolina ja existem em Parnaiba????
Pessoal o estaleiro vai ser construído e na foz do rio Coreau, portanto dentro da zona urbana de Camocim, portanto a 120 km de parnaiba.
Postar um comentário